Residencial Nossa Senhora Aparecida celebra tradição cigana em arraiá comunitário
Com danças ciganas e tradições juninas, Arraiá do Povão mostrou a diversidade cultural em Arapiraca
O Arraiá do Povão, um evento comunitário que resgata as tradições juninas e celebra a cultura cigana, encantou a todos os presentes com suas danças, músicas e personagens icônicos. O Espaço Cultural Sara Kali, único espaço de manutenção da cultura cigana em Arapiraca e realizador do arraiá, no Residencial Nossa Senhora Aparecida, trouxe toda a riqueza e história desse povo milenar.
O arraiá abriu o palhoção contando, através da dança, a história dos ciganos calons, contada ao público desde o século XVI, revela uma jornada de desafios e superações. Expulsos de Portugal, eles encontraram em diferentes regiões do mundo um novo lar, trazendo consigo uma rica cultura e tradições únicas.
Com movimentos graciosos e figurinos coloridos, os dançarinos encantaram o público com sua performance cheia de energia e paixão. “Nesse ano, pudemos ensaiar mais em grupo e trabalhamos a questão dos ciganos calons, que trazem mais a dança brasileira, conhecendo a rumba cigana, mas com um toque brasileiro”, explicou Lanny Delacy, organizadora do arraiá.
Além da dança cigana, outra atração que animou o Arraiá do Povão foi o carimbó. Essa dança tradicional do Norte do Brasil, com suas batidas contagiantes e coreografias animadas, fez com que todos se entregassem à alegria contagiante dessa manifestação cultural.
Autor: Mácio Amaral