14 de junho de 2023

Mês do milho: cuscuz é o prato que não pode faltar na mesa do arapiraquense

Iguaria se destacou em consulta pública sobre a identidade gastronômica do município

Foto: Maxwell Madeiro – Ascom Arapiraca

Um dos principais motivos pelos quais o mês de junho é tão amado pelo povo nordestino é a gastronomia, especialmente por conta de um ingrediente especial: o milho. Por isso, não é de se espantar que o principal prato da identidade gastronômica de Arapiraca seja feito com ele.

Em um levantamento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o cuscuz foi eleito o símbolo da gastronomia arapiraquense. A pesquisa de opinião pública foi realizada entre os dias 17 de março e 2 de maio deste ano.

Além do cuscuz, que venceu a macaxeira e o inhame no segmento de guarnição favorita, o levantamento envolveu outras categorias, de petiscos a bebidas. É válido ressaltar que, mesmo fora do segmento de guarnição, a iguaria conseguiu destaque em todas as categorias em que apareceu.

Confira o resultado completo com os três itens mais votados:

Guarnição

1º – Cuscuz (66,8% dos votos)
2º – Macaxeira (20,8% do votos)
3º – Inhame (7,6% dos votos)

Prato principal

1º – Galinha caipira (47,7% dos votos)
2º – Buchada (22% do votos)
3º – Peixe frito (13,6% dos votos)

Petisco

1º – Caldinho (45,7% dos votos)
2º – Espetinho (31,6% do votos)
3º – Tripinha (9,3% dos votos)

Comida típica

1º – Mungunzá (32,5% dos votos)
2º – Milho cozido (30,6% do votos)
3º – Bolos (23,9% dos votos)

Bebidas

1º – Cerveja (40,5% dos votos)
2º – Caldo de cana (32,1% do votos)
3º – Cachaça (15,3% dos votos)

Grande parceria

A confirmação do favoritismo do prato não poderia ter chegado em um momento mais oportuno: o São João de Arapiraca. Um dos patrocinadores do megaevento é o Grupo Coringa, que começou a trabalhar com o produto lá em meados da década de 70.

“O cuscuz é uma tradição nordestina e hoje também até brasileira, que faz parte da alimentação do nordestino no café, no almoço e no jantar […] Por ser um produto altamente energético, ele está na mesa de todos”, explica o gerente comercial e de marketing, do Coringa, Sérgio Murilo.

 

É difícil encontrar um arapiraquense que não tenha seu lugar favorito para comer esse prato, seja no barzinho da esquina, em um restaurante ou até mesmo em casa. Neste mês de junho, também é possível provar a iguaria que simboliza a identidade gastronômica da cidade em um lugar mais do que especial.

A Barraca Coringa, localizada no Arapiraca Garden Shopping, oferece degustação não somente do cuscuz, mas também de diversas outras comidas típicas das festividades juninas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *