Grupos de acesso dão show de talento e criatividade em abertura do Concurso de Quadrilhas Estilizadas
Arapiraca recebe Circuito Junino Alagoano pela primeira vez em 20 anos
Tradição e modernidade se uniram como um casal de noivos juninos em um show de passos sincronizados e figurinos coloridos na noite desta quarta (14). É que foi dada a largada à primeira etapa do Concurso de Quadrilhas Estilizadas, que acontece de 14 a 17 de junho, no ginásio do Sesc Arapiraca.
Através da Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL) e da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, neste ano, a Princesa do Agreste é quem sedia o Circuito Junino Alagoano.
Depois de meses de dedicação, as equipes do grupo de acesso finalmente puderam demonstrar todo o seu amor e carinho pelo São João em um espetáculo de tirar o fôlego.
Na noite de abertura, se apresentam as seguintes quadrilhas: Lula do Baião (Teotônio Vilela), Sala de Reboco (Taquarana), Cheiro de Mato (Boca da Mata), Só o Filé (Marechal Deodoro), Junina Tradição (Feliz Deserto), Mulher Rendeira (Traipu), Amor de Juventude (Murici), Balancear (Barra de Santo Antônio) e Pé de Serra (Maceió).
Este foi o ano em que muitas quadrilhas se apresentaram pela primeira vez, como foi o caso da Lula do Baião. “Nós podemos deixar essa cultura morrer, temos que lutar pelos nossos objetivos, pelos nossos sonhos. Nossa junina tem um ano de idade, e no primeiro ano nós dissemos: ‘vamos participar da liga, vamos entrar para competir’, e nós estamos aqui”, destacou o líder da junina, Aprígio Santos.
Durante o espetáculo, as equipes demonstraram talento, simpatia e muita criatividade. Do tema circense com direito a bailarina da Lula do Baião, passando pelo discurso poderoso contra intolerância religiosa e violência de gênero da quadrilha Cheiro de Mato, até a homenagem à tribo dos Caetés da Junina Tradição.
Segundo o superintendente de Cultura, José Wilson, Arapiraca sediar um evento como esse é um grande feito e motivo de muito orgulho. “Depois de 20 anos, a Prefeitura de Arapiraca conseguiu trazer esse circuito. Já era um sonho de quem faz quadrilha junina, de quem participa da cultura popular do município, trazer esse circuito para cá, porque aqui merece, aqui tem tradição e aqui tem muita quadrilha boa também”, comemorou.
Confira o resultado com a pontuação das quadrilhas do primeiro dia:
Lula do Baião – 144
Sala de Reboco – 128,1
Cheiro de Mato – 144,9
Só o Filé – 140,9
Junina Tradição – 149,6
Mulher Rendeira – 144,6
Amor de Juventude – 140,6
Balancear – 142,6
Pé de Serra – 149,2
As quadrilhas Lula do Baião e Sala de Reboco obtiveram, respectivamente, 145 e 129,1 pontos, mas sofreram penalidade de um ponto cada por exceder o tempo limite da apresentação.
A magia ainda não acabou
Dezenas de quadrilhas ainda se apresentam na primeira etapa do circuito, todas as noites, até este sábado (17). Na semana que vem, dos dias 20 a 23, é a vez do grupo especial.
Os espetáculos começam às 20h, no ginásio do Sesc Arapiraca, próximo ao Centro Administrativo, e a entrada é somente 1 kg de alimento não perecível.