Comunidade Mangabeiras mescla tradição junina e capoeira em Arraiá comunitário
Projeto que atende 30 crianças e adolescentes da comunidade foi valorizado no São João
As bandeiras e figurinos dos jovens membros da quadrilha “Raio de Sol”, da comunidade Mangabeiras, se misturaram com os trajes e passos da capoeira no Arraiá “Raio de Sol”. Realizado nesta terça-feira (13), o arraiá comunitário reuniu gerações de moradores e marcou a confraternização da vizinhança, embalada pelos passos e fogueira junina.
O Arraiá voltou a brilhar depois de alguns anos sem a festa, e o toque especial da festividade veio empolgante participação da Capoeira Água de Beber, que se misturou à animada quadrilha da comunidade. O grupo é liderado por Lázaro Lopes, professor de capoeira e conselheiro tutelar que fundou o grupo em 2009, e desde então já formou dezenas de alunos.
O projeto contempla as comunidades Planalto, Batingas, Caititus, Alto do Cruzeiro, e, na comunidade Mangabeiras, cerca de 30 crianças e adolescentes participam das atividades. “Nós participamos em 2016 e voltamos esse ano. Todas as crianças da capoeira são envolvidas com alguma forma de arte e cultura, e isso é muito bom”, diz ele.
Lázaro destacou importância de unir tradições culturais, como a quadrilha e a capoeira, para celebrar a diversidade e promover a participação dos jovens da comunidade nessas manifestações culturais. E no meio dos telespectadores, a Dona Socorro, figura querida e respeitada na comunidade, assiste emocionada às apresentações.
A idosa mora na comunidade há mais de três décadas e acompanhou de perto a evolução de Mangabeiras. Ela foi uma das primeiras a se estabelecer no bairro e, junto com sua família, iniciou a expansão da comunidade, lutando por serviços básicos de saúde e educação para todos. Sua dedicação também foi fundamental para que os moradores obtivessem registros civis, acesso a escolas e outros serviços essenciais.
Uma moradora, que prefere não se identificar, destaca a influência positiva de Dona Socorro na comunidade. “Toda a parte cultural, os projetos e tudo que temos aqui em Mangabeiras têm o dedo dela, pode perguntar. Ela é incansável na busca pelo bem-estar de todos”, comenta com gratidão.
Autor: Mácio Amaral