“Arraiá do Pedoca” mantém tradição junina familiar no Bairro Eldorado
Festa homenageia o Seu Pedoca, de 82 anos, morador mais antigo da comunidade
Seu Pedoca não para quieto. Não é possível saber o que ele pensa, mas com certeza o palhoção do arraiá que leva seu nome traz diversas memórias. O idoso de 82 anos, morador mais velho do bairro Eldorado, foi homenageado mais uma vez no “Arraiá do Pedoca”, festa que reúne seus filhos, netos, amigos, vizinhos e parentes.
A agitação do Pedoca era a mesma do ano passado, quando o Concurso de Resgate às Tradições Juninas retornou após a pandemia. Os dias de festa na zona rural e urbana da cidade de Arapiraca anualmente já têm uma data reservada na cidade.
Em 2023, a festa trouxe grupos de xaxado e coco de roda para o palhoção, além do tradicional trio de pé de serra. E, claro, Seu Pedoca aproveitou a noite, como em todos os anos. Apesar do alzheimer que sofre, ele não esquece como aproveitar o São João. “Outro dia eu fui na casa dele e ele chamou a Claudia [esposa] e disse “Claudia, seu namorado tá aqui”, diz Rildo Cunha, genro do Seu Pedoca, rindo.
Rildo conta Seu Pedoca não lembra muito dos netos, e os efeitos do alzheimer estão se complicando. “Ela lembra de muita coisas muito mais de coisas passadas do que a atualidade”, diz. Mesmo com a pouca memória e muita idade, a comunidade não deixa de homegear seu morador mais antigo. A história do Pedoca ainda existe e é celebrada ano a no, assim como o São João.
Autor: Mácio Amaral