Após 6 anos, retorno do Arraiá Pisoteio é comemorado com grande festa no bairro Batingas
Tradicional quadrilha junina da comunidade agitou a multidão que prestigiou o evento
Os moradores do bairro Batingas não pouparam festejos para celebrar o retorno do Arraiá Pisoteio nesta terça-feira (13). Após seis anos, o arraiá comunitário voltou a competir no Concurso de Resgate às Tradições Juninas, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, e a retomada da festa foi aclamada pela população
A organização investiu na montagem da tradicional cidade cenográfica, mostrando a Casa de Farinha, vendedores de massa de tapioca e biju e o cemitério. Outro destaque da noite foi a Quadrilha Junina Pisoteio, que não se apresentava desde o mesmo período e foi recebida com aplausos e euforia pela multidão. Com 15 anos de história e tradição, a equipe mostrou sua maestria na coreografia e nos figurinos.
O coreógrafo da quadrilha, Gilson Oliveira, expressou emocionado sua gratidão pelo retorno do grupo após tanto tempo de ausência. “Estamos voltando com todo o vapor. Não é fácil fazer quadrilha, não é fácil fazer São João. Mas com amor, fé e devoção, tudo o que fazemos dá certo”, afirmou, mencionando o tema da junina para 2023: “Com Fé, Amor e Devoção, 15 Anos de Tradição”, refletindo a essência do evento e a dedicação de todos os envolvidos.
Outro destaque da festa foi o resgate da Cultura do Guerreiro São Luiz, o tradicional folguedo que trouxe toda a força e tradição dessa manifestação cultural para o Arraiá. A noite ainda contou com a dança da peneira, apresentada pelo grupo de idosos Arlindo Miguel, com participação de representantes do posto de saúde e do CRAS, assim como agentes de saúde da comunidade, mostrou que a terceira idade também brilha no São João.
Com um retorno triunfante, o arraiá Pisoteio demonstrou a força da comunidade das Batingas, que já venceu o Concurso em várias ocasiões, e pretende voltar aos holofotes juninos pelos próximos anos.
Autor: Mácio Amaral