Prefeitura leva atendimento odontológico a 145 crianças do Povoado Mangabeiras
Projeto será expandido para outras instituições do município
O sorriso de uma criança ilumina o mundo. Foi a partir dessa ideia que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta quinta-feira (4) o programa “O Sorriso de Uma Criança”, no povoado Mangabeiras.
O objetivo é levar saúde bucal a crianças que normalmente têm dificuldade de acesso ao serviço. O lançamento aconteceu no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e contemplou 145 crianças.
Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho, a necessidade de uma ação como essa surgiu porque a saúde bucal dos alunos interfere diretamente no rendimento escolar. “Tem muitas crianças que estavam com dor de dente, faltando à escola por causa de dor e chorando, então nós fizemos uma reunião de avaliação e surgiu essa ideia”, explica.
O projeto foi iniciado no povoado Mangabeiras, mas será expandido para outras instituições de Arapiraca por meio de parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem às regiões.
Quem ficou responsável pela creche Sebastiana Bezerra foi a dentista Rosângela Dantas Brandão, que atende na UBS Senador Arnon de Mello. “Nós vamos dar o acolhimento inicial, que estamos dando a partir de agora, vamos levar para o posto de saúde com os responsáveis […] e concluir o tratamento dessas crianças”, explica.
Além da coordenadora Fátima Ramalho, “O Sorriso de Uma Criança” é realizado pela odontóloga Maria do Carmo Cabadas, que destaca a participação dos pais como um grande pilar de apoio. “Nós fizemos a primeira reunião com os pais e conversamos sobre a importância de eles participarem. Falamos sobre alimentação, a importância de manter o dente de leite na boca e o compromisso de levar a criança para completar o tratamento”.
A diretora da creche, Silvânia Ferreira, agradeceu a atenção que o prefeito Luciano Barbosa tem dado à instituição. “Esse projeto vai ser muito gratificante, vai amenizar um pouco a dificuldade das mães […] Tudo o que vem para a creche e para as crianças é sempre maravilhoso devido às dificuldades que eles têm de se locomover por conta da distância”.
Saúde na Escola
A prevenção de problemas relacionados à saúde bucal já era realizada nas creches e escolas do município através do programa Saúde na Escola, mas o novo projeto surgiu para ampliar e levar o tratamento completo às crianças contempladas.