Arapiraca elege novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda
Capital do Agreste é um dos 39 municípios com órgão credenciado junto ao MTE
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, elegeu nesta quinta-feira (25) o novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER).
A reunião, que aconteceu no Centro Administrativo, contou com a presença de membros da SMDETUR, Seduma e da secretaria de Desenvolvimento Rural, além de representantes do Sindicatos dos Empregados no Comércio de Arapiraca (SECA), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Arapiraca (Acisa).
Um dos objetivos do encontro era eleger um novo presidente do Conselho, cargo que deve ser atualizado a cada dois anos. Por unanimidade, os membros presentes na reunião nomearam Edvaldo Rufino, do SECA, como presidente e Carlos Sampaio, da CDL, como vice.
O CMTER tem como objetivo fortalecer o setor econômico de Arapiraca, visto que a cidade é considerada a de maior crescimento e desenvolvimento no interior de Alagoas.
Através de seus conselheiros, o órgão tem o dever de fiscalizar a execução de políticas de trabalho do município, garantindo assim o respeito aos direitos dos comerciantes e trabalhadores.
Destaque nacional
Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, Arapiraca é um dos 39 que possuem o Conselho credenciado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Isso significa que a cidade é beneficiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinado ao custeio de programas como o Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
Um dos motivos pelos quais a Capital do Agreste se destaca é a adesão ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), ferramenta que aproxima o trabalhador do mundo profissional e facilita sua entrada no mercado de trabalho.
Para saber mais sobre as oportunidades que o Sine promove, os moradores de Arapiraca e região podem visitar sua sede na Casa Integrada do Trabalho, localizada na Rua São Francisco, no bairro Ouro Preto. O órgão funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.