Prefeitura capacita educadores da rede municipal sobre estratégias de inclusão para alunos autistas
Educação inclusiva e destinada a todos os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, realizou, nesta quinta-feira (20), no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), um curso de formação em como lidar com estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O curso foi ministrado pela gerente do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, Sandra Cazuza, e mostrou aos público participante métodos de abordagens e técnicas para um contato eficaz e possa ser um ponto de partida para uma aproximação com o aluno ou aluna.
Então, reconhecer as suas individualidades, explora a fala e o recursos visuais e avaliar os limites e possibilidades da sensibilidade auditiva, além de dos cuidados com os excessos de estímulos e a sensibilidade tátil foram alguns das técnicas passadas aos cuidadores e cuidadoras da Rede Municipal de Ensino.
“Toda criança tem a sua particularidade, e trata-la com compreensão e respeito são os segredos para uma aproximação mais eficaz com o aluno ou aluna. Cada aspecto e individualidade devem ser percebidos. A sensibilidade do toque ou da audição são feitios analisados para uma melhor interação e inclusão social com cada um”, apontou a gerente Sandra Cazuza.
Autor: William Rocha