Prefeito Luciano entrega novo prédio do Centro de Testagem de Arapiraca
Serviços de saúde pública passam a atender, a partir de agora, 16 municípios alagoanos
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
As ações de saúde pública, voltadas para a prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C, bem como de testes rápidos, recebem um novo impulso em Arapiraca, com a inauguração e entrega do prédio e das modernas instalações do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).
O antigo prédio onde funcionava o 5º Centro de Saúde foi totalmente reconstruído, ampliado e modernizado para receber as duas unidades. O prédio também receberá, em breve, as novas instalações do 5º Centro e do Espaço Nascer.
Com a entrega das novas instalações, o CTA de Arapiraca, que antes funcionava com três salas, agora passa a atender os usuários com 12 salas climatizadas e completamente equipadas.
O prefeito Luciano Barbosa fez a entrega do novo prédio na companhia da secretária de Saúde de Arapiraca, enfermeira Jackeline Barbosa; a diretora CTA, Thaísa Carla Cavalcante, e demais profissionais e equipe das duas unidades e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Oliveira; vereadores Doutora Fany Gabriela; Léo Saturnino; Vicente do Remédio; Edvânio do Cangandu; Melquisedec de Oliveira; Fabiano Leão e Márcio do Canaã.
O presidente da União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamar), Jorge Marques, e o provedor do Hospital Regional de Arapiraca, médico Dênis Moura, também participaram do evento.
Depois de 27 anos de funcionamento, o CTA de Arapiraca, passa a atender, agora na gestão do prefeito Luciano Barbosa, além dos moradores de Arapiraca, os usuários de mais 16 municípios de outras localidades do estado de Alagoas.
“As pessoas de outras cidades, agora, não precisam mais se deslocar até Maceió”, afirmou a secretária de Saúde, Jackeline Barbosa, adiantando que a unidade também passa a ofertar os serviços de vacinação e implantação do dispositivo intrauterino, o DIU, para mulheres portadoras HIV e que não mais desejam engravidar.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Fany Gabriella, a Doutora Fany, parabenizou a gestão do prefeito Luciano Barbosa e toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Nós, vereadores, estamos trabalhando em conjunto por uma saúde pública mais forte e humanizada em Arapiraca”, destacou.
Humanização e valorização da vida
Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa enalteceu o trabalho dos servidores públicos municipais. “Vejo servidores e profissionais de saúde cuidando e valorizando cada obra, desde o início até a entrega e inauguração. Esse é um tipo de serviço que, no passado, havia muito preconceito. Mas a equipe de profissionais de saúde, com muito amor e empenho, está vencendo barreiras para ofertar uma política pública mais próxima, humanizada e melhorar cada vez mais a vida das pessoas. As dificuldades e limitação de recursos existem. Mas com muito esforço diário, estamos conseguindo fazer uma saúde pública de qualidade, com ambiente acolhedor para todos os arapiraquenses”, enfatizou Luciano Barbosa.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Arapiraca é um serviço em saúde que realiza aconselhamento e orientações voltadas para a prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV, sífilis, hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.
A unidade também atende gestantes e puérperas que não realizaram os exames de HIV, sífilis e hepatite B durante o pré-natal.
O CTA de Arapiraca é formado por profissionais especializados como enfermeiros, técnicos de enfermagem e ainda com o apoio de toda a equipe multiprofissional do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que é uma unidade ambulatorial voltada à atenção integral das pessoas em tratamento de HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.
Já o SAE conta também com uma equipe multidisciplinar composta por médico infectologista, dermatologista, hepatologista, pneumologista, equipe de enfermagem, farmacêutico, assistente social e psicólogos para atendimento aos pacientes.
Autor: Davi Salsa