Prefeitura e SENAC desenvolvem parceria para mapeamento aéreo de túmulos do cemitério Pio XII
Parceria firmada com alunos do Senac tem o objetivo de facilitar a localização e atualização cadastral das unidades sepulcrais
Um projeto piloto adotado em Arapiraca na gestão do prefeito Luciano Barbosa pretende reordenar e melhorar a localização das unidades sepulcrais do Cemitério Municipal Pio XII, no bairro Baixa Grande. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, e alunos do curso de Técnico de Logística do Senac.
O projeto foi apresentado na última semana à secretária municipal da pasta, Caroline Valeriano, que discutiu a execução da ideia junto a representantes da secretaria. A ideia é desenvolver uma ferramenta que ajude a localizar os túmulos e jazigos e, com isso, realizar um levantamento de como a área está sendo utilizada atualmente, no que diz respeito à ocupação e distribuição do espaço entre os túmulos e covas.
“Nosso corpo técnico fará as fotos aéreas na qual o grupo desenvolverá o mapeamento para identificar toda a distribuição atual do cemitério, e, a partir daí, conseguiremos fazer a atualização cadastral das unidades sepulcrais, tanto dos responsáveis quanto dos sepultados. Com esse recadastramento, será possível evitar alguns problemas e transtornos para os familiares, tendo em vista que toda a localização dos túmulos será facilitada”, disse Edney Carneiro, superintendente de Serviços Funerários.
O triagem feita com o auxílio da tecnologia vai reunir informações importantes e pertinentes para a logística, manutenção e execução dos trabalhos da prefeitura no Pio XII e em outros cemitérios municipais. “A Prefeitura já há algum tempo tinha a ideia de fazer esse recadastramento, porque pretendemos expandir o Pio XII e todo o trabalho futuro já vai acontecer alinhado à ferramenta”, ressalta Edney.
Autor: Mácio Amaral