Em Arapiraca, programa Viver Melhor promove ciclo de apoio a familiares de crianças autistas
Rodas de conversa têm o objetivo de discutir estratégicas para lidar com os desafios do dia a dia
O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade e conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando nisso, o programa Viver Melhor, da Prefeitura de Arapiraca, iniciou nesta terça-feira (18) o ciclo de rodas de conversa para familiares de autistas, com o objetivo de colocar o transtorno em debate e buscar soluções para os desafios enfrentados durante o dia a dia.
A primeira comunidade a receber a roda de conversa foi a Mangabeiras, e as outras atendidas pelo programa também serão contempladas até o dia 27 de abril. O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida e se manifesta em níveis, de forma leve até uma forma mais severa.
Os encontros serão mediados por profissionais especializadas, psicóloga e assistência social, que debatem juntos aos familiares sobre como lidar com lgumas características, tais como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.
A ação do programa Viver Melhor em Arapiraca mostra a importância de iniciativas voltadas para a inclusão e o suporte às famílias de crianças autistas. Com mais informações e conhecimento, essas famílias podem proporcionar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para seus filhos, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.