Servidora da Prefeitura de Arapiraca, aos 78 anos, professora Berê é uma lenda viva da Educação
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Foto: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)
Filha de agricultores, Berenice Miranda Neto trabalhou desde pequena na roça, mas tinha um sonho de estudar e ser professora.
Depois que chegou em Arapiraca, há mais de 54 anos, vindo da cidade de Traipu, Berenice Miranda Neto matriculou-se na Escola Hugo Lima para cursar a 2ª série primária, no período noturno, porque trabalhava durante o dia para ajudar no sustento de sua família.
Depois de concluir o 2º grau, hoje Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, Berenice Miranda fez vestibular e foi a terceira colocada no curso de Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA), hoje a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ela conta que o seu primeiro trabalho como professora foi no Colégio São Francisco de Assis, onde atuou na Educação Infantil.
No ano de 1977, Berenice Miranda passou a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação como auxiliar de supervisão. Aprovada no concurso da rede estadual, trabalhou na Escola Olímpia Tenório, em Girau do Ponciano, e nas escolas Adriano Jorge, Arthur Ramos, Professor Pedro de França Reis e Escola Rotary, em Arapiraca.
Mas foi na Secretaria Municipal de Educação que teve as maiores oportunidades de aprender: fez cursos de aperfeiçoamento, além da especialização em Alfabetização, na PUC de Minas Gerais, custeados pela secretaria na gestão do então secretário Luciano Barbosa.
A professora Berenice Miranda coordenou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras atividades na Educação em Arapiraca.
Em abril do ano de 2016, a prefeita Célia Rocha fez uma homenagem à educadora que teve o seu nome dado ao Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto, no bairro Planalto.
Hoje, aos 78 anos, já aposentada, viúva, mãe de dois filhos, avó, a professora Berê, como é carinhosamente chamada por todos os servidores da Educação na Prefeitura de Arapiraca, continua trabalhando e dedicando sua experiência e repassando os seus conhecimentos para as pessoas mais jovens.
É por tudo isso, com o seu jeito simples de moça da roça, com sua força de mulher, mãe, avó, que professora Berê é hoje uma referência na Educação em Arapiraca.
Autor: Davi Salsa