Arapiraca amplia tecnologia educacional e coloca jovens como protagonistas do aprendizado
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Daniel Ferreira (cortesia)
Mais um projeto pedagógico inovador, com o total apoio da Secretaria de Educação, está reforçando o aprendizado dos jovens da rede municipal de ensino em Arapiraca.
Desde o ano passado que a Metodologia dos Games coloca os estudantes como protagonistas em sala de aula.
Idealizado pelo professor de Matemática Daniel Ferreira, o jogo Show do Milhão é outra inovação do educador, que em 2022, com cinco alunos, criou um game inédito tendo como principal personagem o fundador Manoel André e pontos históricos da maior cidade do interior de Alagoas.
Agora, a Metodologia dos Games inicia 2023 com outra inovação. “Quem nunca sonhou em ganhar um milhão de reais no famoso jogo do apresentador Silvio Santos?”, indaga o professor.
Partindo dessa ideia, o professor de Matemática e Computação Daniel Ferreira trouxe uma proposta diferente para motivar seus alunos a se apaixonarem por Ciências Exatas.
O docente da Escola Municipal Fernando Collor, localizada no Povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, adaptou o jogo Show do Milhão para desafiar os alunos, usando problemas matemáticos. A diversão foi garantida e os resultados altamente promissores.
“Sempre acreditei no poder da gamificação em sala de aula. Sendo especializado nessa área tecnológica, é notório o engajamento dos alunos durante as aulas. Fico satisfeito ao ver meus estudantes dizendo que a matemática não é horrível e nem difícil. Pelo contrário, estão se apaixonando por essa ciência tão desafiadora “, acrescenta Daniel Ferreira.
Era digital
O professor é o idealizador do game “As aventuras do Manoelzinho” que em 2022 concorreu a vários prêmios nacionais por inovação em tecnologia educacional. Daniel Ferreira está concorrendo ao Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil.
“Eu gosto bastante das aulas do professor Daniel. Para mim, é umas das aulas mais divertidas. A matemática não é tão difícil como dizem”, afirma o aluno Durval Luiz, 15 anos de idade e estudante da turma do 7º ano do Ensino Fundamental.
“Em vez de um milhão de reais, os alunos da Escola Municipal Fernando Collor ganharam um milhão de conhecimentos com muitos sorrisos e gargalhadas”, destaca o educador.
Daniel Ferreira agradece o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa e anunciou que vai continuar implementando inovação tecnológica, sempre guiado e orientado pela BNCC e pelo planejamento pedagógico, para que a educação de Arapiraca siga avançando em qualidade de ensino.
Autor: Davi Salsa