Remapeamento aponta inclusão de mais 37 mil arapiraquenses nos serviços de saúde
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Fábio Ferreira (Ascom Arapiraca)
Levantamento realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, com a colaboração das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), aponta a inclusão de mais 37.351 pessoas que estavam fora de áreas de cobertura pela Atenção Primária à Saúde.
A partir de agora, esses arapiraquenses passam a ter vinculação com alguma UBS próxima à sua residência.
O último mapeamento foi feito há cerca de dez anos, e a pedido do prefeito Luciano Barbosa foi realizado um amplo diagnóstico da situação das áreas de cobertura das unidades.
O principal objetivo do remapeamento é contribuir com a reorganização territorial do município, a fim de ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária para toda a população.
Durante o levantamento, a equipe do Apoio Institucional da APS detectou a necessidade de cadastro de novos usuários em praticamente todos os territórios das UBS, a exemplo do Residencial Brisa do Lago, que aponta 6.629 pessoas cadastradas e com o remapeamento a cobertura passará a ter mais de 10 mil usuários para três equipes.
Há previsão de implantação de mais uma equipe na referida UBS.
Outro exemplo é o bairro João Paulo II, que atualmente possui 3.619 arapiraquenses cadastrados, e agora, com o novo levantamento, passará a ter mais de 6 mil usuários assistidos na UBS, onde ocorrerá a implantação de mais uma equipe de saúde.
Além das informações do novo remapeamento, a secretária de Saúde, médica Luciana Fonseca, as superintendentes de áreas, diretora da Atenção Primária à Saúde, coordenação Médica e Apoiadores Institucionais da APS definiram com o prefeito Luciano Barbosa o aperfeiçoamento de estratégias para a prestação da assistência pelas equipes de saúde.
Autor: Davi Salsa