Da zona Rural à Urbana, Prefeitura recolhe mais de 200 toneladas de lixo domiciliar por dia em Arapiraca
É limpeza que fala?
De canto a canto, da zona Rural à Urbana, da Canafístula ao Canaã, do João Paulo II ao Bom Sucesso, todo o município arapiraquense segue sendo bem tratado e recebendo as ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Prefeitura de Arapiraca.
Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da secretária Caroline Valeriano, diariamente são recolhidas cerca de 200 toneladas de resíduos domiciliares, e todo o material é coletado 24 horas por dia.
Entre o recolhimento de resíduos inertes – entulhos e materiais provenientes das limpezas feitas nos bairros – o número gira em torno das 6 mil toneladas ao mês.
No início da gestão do prefeito Luciano Barbosa, em 2021, o município dotava de apenas sete equipamentos de limpeza para toda cidade de Arapiraca. Hoje, esse número quadruplicou, chegando a 24 aparelhos.
Outro dado importante é que atualmente 45% dos profissionais atuantes são das equipes próprias do município, tendo a possibilidade para que esse número cresça e ultrapasse os 50%.
Vale salientar, que todos os compactadores de lixo do município têm GPS, garantindo que todos eles cheguem aos pontos indicados na programação diária da Secretaria e nas casas da população.
Quem diria que pontos de acúmulos de lixo, enfim, conseguissem serem extintos?
Pois é… Com as forças braçal e mecanizada da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, alguns já acabaram, e à medida que o trabalho avança, outros mais vão sendo eliminados, a exemplo do terreno na rua Santa Tereza, no bairro Baixa Grande, que hoje tornou-se uma escola.
Todo esse trabalho se dá devido às equipes fiscalizadoras da secretaria, que têm atuado intensamente no combate ao descarte irregular de inertes e lixos domiciliares com trabalho educacional, advertências e aplicações de multas quando há reincidência.
Satisfação e gratidão de quem vive nos entornos da Estação Ferroviária, região que liga os bairros Cacimbas, Primavera e Centro, em poder acompanhar de perto a limpeza de uma área que por muitos anos fora esquecida.
“Moro aqui há uns 50 anos, e hoje em dia ver isso aqui é uma maravilha. Antes, o que a gente via aqui era uma nojeira, mato, tudo o que era ruim tinha aqui nessa linha do trem. Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa e a toda a sua equipe pelo o que ele tem feito por nós. Parabéns pelo trabalho de vocês”, destacou o autônomo Carlos Antônio, morador da rua Santa Catarina.
Entre jardinagem, capinação, poda, caiação de meio-fio, varrição e aguação, muito se tem feito no município arapiraquense, e a tendência é que muito ainda seja feito até o final do mandato do prefeito Luciano Barbosa.
Só em 2022 foram coletadas:
– Lixo domiciliar: 61.112 toneladas;
– Inerte: 76.649 toneladas;
– Poda coletada: 878,62 toneladas.