Uso de tecnologia social é tema de capacitação promovida pela Prefeitura para produtores de camarão
A criação de camarão marinho litopenaeus vannamei no Estado se encontra em crescimento, especialmente no Agreste de Alagoas, sendo uma atividade desenvolvida por produtores da Agricultura Familiar de pequeno porte, com estruturas pequenas e baixo desenvolvimento tecnológico.
Entretanto, ainda que o cenário seja favorável para a carcinicultura, investir na criação de camarão marinho requer conhecimento e técnica. No processo produtivo, condições inadequadas da qualidade da água comprometem a produção, acarretando em problemas no cultivo e até mesmo na sobrevivência dos camarões.
Nesse contexto, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com empresas do setor privado, tem promovido ações que despertem o interesse do produtor para o uso do equipamento Disco de Secchi, que monitora a qualidade da água de cultivo.
A partir desse objetivo, a prefeitura promoveu, na última quarta-feira, 7 de dezembro, no auditório do Sesc, uma capacitação em carnicitultura para produtores de camarão, técnicos e estudantes.
Além de toda a parte teórica, os participantes tiveram uma aula prática, onde montaram um equipamento Disco de Secch e fizeram um teste de amostragem do equipamento, que é considerado uma tecnologia social, ou seja, de fácil acesso.
“O Disco de Secchi requer baixo investimento, é fácil de transportar e usar, e uma das mais simples e eficazes ferramentas para estimar a produtividade de um lago, fornecendo informações importantes para produtores, técnicos e estudantes”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante.
“Quem cultiva camarão hoje em dia conseguiu melhorar de vida, comprar seu carrinho, trocar a mobília de sua casa, dar uma condição de vida melhor para sua família, e essa tecnologia apresentada na capacitação pode tornar esse negócio ainda mais rentável”, completou o secretário municipal.