Recorde: Procon Arapiraca realiza quase 4 mil atendimentos em 2022
Número de prestações de serviço ao consumidor vem aumentando ano após ano
Foto: Maxwell Madeiro – Ascom Arapiraca
Defender e lutar pelos direitos do consumidor arapiraquense é o principal objetivo do Procon Arapiraca. Em 2022, o órgão municipal realizou um total de 3.759 atendimentos ao público, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, um número recorde. Os atendimento de consultas, reclamações e denúncias foram feitos de forma presencial e on-line.
Foram 2.135 atendimentos presenciais, na sede do órgão, localizada na Rua São José, 95, Alto do Cruzeiro. Já os atendimento virtuais, por meio do perfil oficial do órgão no Instagram e pelo WhatsApp (82) 98213-9046, totalizaram 1.624. De acordo com o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, o número total superou 2021.
“Vemos quebrando o recorde de atendimentos ano a ano. Isso mostra um comprometimento da gestão municipal e do prefeito Luciano com o consumidor arapiraquense. A equipe do Procon Arapiraca está disponível para defender e facilitar a vida do consumidor, como sempre estamos realizando pesquisas de preço”, disse.
Pela defesa do consumidor
Como apontou o coordenador, o número de pesquisas de preço realizadas em 2022 também chama atenção. Foram 44 levantamentos, incluindo pesquisas sobre produtos que tiveram uma alta variação de preço durante o ano, como o gás de cozinha, gasolina e testes de Covid-19, além dos itens mais procurados em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outros. As pesquisas ajudam o consumidor a ter uma média de custo sobre os itens procurados e garantirem a melhor oferta.
Além disso, a equipe do Procon também promoveu diversas atividades de fiscalização em 2022, que resultaram em autos de constatação e infração. As ações são realizadas com o objetivo de garantir a legalidade do estabelecimento e dos produtos vendidos. No caso das fiscalizações nos postos de combustíveis, por exemplo, foram solicitadas notas fiscais de compra junto às distribuidoras para checar os valores e combater o aumentado injustificado e outras práticas corruptas.
Ainda em 2022, o Procon Arapiraca realizou 588 audiências de conciliação, o momento em que as duas partes dialogam sobre os fatos e entram em um acordo, que é posteriormente registrado em ata e homologado junto ao Poder Judiciário.