27 de dezembro de 2022

Número de casos confirmados de Covid-19 cai pela metade em Arapiraca

Os casos confirmados de Covid-19 em Arapiraca deram uma reduzida considerável, de acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Houve uma queda de 45% quando é feita a comparação das duas últimas semanas epidemiológicas.

Também houve redução no número de atendimentos a pessoas com síndromes gripais nos últimos dez dias no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande e que funciona como referência para os casos leves.

Ainda segundo o órgão, foi registrado um óbito confirmado por coronavírus. Trata-se de um idoso de 77 anos com hipertensão arterial e que havia passado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e que não tinha nenhum registro de vacinação contra a Covid-19.

Você pode ler o boletim epidemiológico através do link abaixo:

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – SEMANA 51

 Ocupação Hospitalar

De acordo com o último boletim epidemiológico do Cievs Arapiraca, dos dez leitos de UTI disponíveis, sete estão ocupados; enquanto dos 15 leitos clínicos, cinco estão ocupados.

Cuidados Importantes

O coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos, explica que a procura pelo atendimento médico em casos de síndromes gripais é muito importante, principalmente porque os sintomas são muito parecidos com a Covid-19, como tosse, febre ou calafrios, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular, dor muscular, fadiga, diarreia e vômito.

“É muito importante que quem apresentar esses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde para que possa ser avaliado por um médico. “, explicou.

Ainda segundo ele, os protocolos de segurança sanitária precisam ser mantidos. “Os cuidados são os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para a Influenza e outros vírus. Manter o distanciamento social, principalmente quando se apresentar sintomas; usar máscara de proteção facial, usar álcool em gel e higienizar frequentemente de mãos e superfícies são alguns dos cuidados que devem ser mantidos”, explicou ele.

Ainda segundo o coordenador médico, crianças abaixo de seis anos, idosos e imunocomprometidos estão sob o público que deve intensificar os cuidados.

Além das Unidades Básicas de Saúde, também estão disponíveis para atendimento à população o Pronto Atendimento Municipal, no Complexo Rogério Auto Teófilo, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, no bairro Itapoã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *