Dezembro Vermelho: Arapiraca inicia campanha de combate ao HIV/Aids
Nesta quinta-feira (1º), é celebrado o Dia Mundial de Luta contra à Aids. Em Arapiraca, a data marca o início do Dezembro Vermelho, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com o vírus.
Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de IST/Aids, em parceria com o grupo Centuriões do Rei, realizaram uma mega ação no jardim principal do Centro Administrativo de Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges.
Com o apoio das equipes de Promoção à Saúde, foram disponibilizados diversos serviços à população e aos servidores, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, dentre outros.
Para a coordenadora de IST/Aids, Luciele Cajueiro, é preciso falar sobre o assunto para combater o preconceito e incentivar a testagem.
“Com o tratamento, é possível que a pessoa infectada viva normalmente. Essa campanha tem o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem o teste para que, em caso positivo, o tratamento seja iniciado imediatamente”, disse ela.
A abertura do Dezembro Vermelho em Arapiraca faz parte de uma programação que será realizada durante todo o mês de dezembro.
HIV e Aids não são a mesma coisa
É importante destacar que HIV e Aids não são a mesma coisa. Na medida em que se multiplica e destrói os linfócitos T-CD4+, o vírus HIV vai incapacitando o sistema imunológico da pessoa, permitindo que ela desenvolva outras doenças, que são chamadas de oportunistas. Quando isso acontece é que a pessoa desenvolve a aids. Ou seja, HIV é o vírus que pode provocar a aids.
Porém, isso leva um tempo para acontecer desde o momento em que alguém é infectado pelo HIV – e pode variar bastante. Muitas pessoas podem viver anos com o vírus sem desenvolver a doença ou ter sintomas da aids.
Mas atenção! Mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV pode transmiti-lo para outras pessoas, através do sexo vaginal, anal e oral em preservativo; transfusão de sangue contaminado; utilização de instrumentos perfurocortantes sem esterilização, como seringas e alicates de unha; de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento gratuito
No Brasil, o tratamento contra o vírus HIV é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS), o que garante uma vida completamente normal ao portador do vírus.
Quem faz tratamento com antirretrovirais e tem carga do vírus indetectável em exames durante seiss meses no mínimo, não o transmite em relações sexuais.
Arapiraca conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atende a usuários por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio.
O órgão funciona atualmente na Rua Guanabara, bairro Capiatã, mas em breve será transferido para o novo Complexo de Saúde, próximo ao 5º Centro de Saúde, no Centro de Arapiraca.
Autor: Erick Balbino