Resgatando as raízes quilombolas, Escola realiza a 18ª edição do projeto Construindo a Identidade Afrodescendente
Durante todo o ano letivo de 2022, a Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo, da Vila Pau D’Arco, tem realizado ações de resgate a identidade cultural e às raízes quilombolas, embasada na Lei 10.639/2003.
Essa é a 18ª edição do Projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, que em 2022, abordou a temática “A cidade que eu quero: identidade, memória e sustentabilidade”.
Cada área do conhecimento educacional desenvolveu diversas temáticas dentro e fora da sala de aula, tendo momentos de formação continuada da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com o “Quilombo e a Cidadania” como tema central.
A culminância do projeto aconteceu na última terça-feira (15) com a realização do desfile cívico, além exposição de estandes temáticos e apresentações culturais realizadas na última quinta-feira (17).
De acordo com a diretora da Escola Luiz Alberto de Melo, Marta Rocha, o objetivo é desenvolver habilidades diversas, pautadas na ressignificação de nossa história por meio da memória, construindo, assim, nossa identidade pessoal e cultural, fortalecendo os valores culturais do patrimônio quilombola dentro do espaço escolar e na comunidade.
As temáticas trabalhadas foram: Danças e brincadeiras africanas; A História da Comunidade; plantas medicinais, comidas típicas; Vocabulário e calendário Afrodescendente; Racismo; Literatura afro; Territorialidade; Identidade afrodescendente; Religiosidade Afrodescendente.
Além da diretora, estiveram envolvidos, também, no projeto: a vice Judite de Oliveira e a coordenadora Rita de Cássia.