Prefeitura e IBGE buscam novas estratégias para atingir 100% de cobertura do Censo 2022
O Censo 2022 está chegando ao fim, no entanto, ainda existem regiões do município arapiraquense que não receberam a visita dos profissionais recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para isso, novas estratégias estão sendo montadas e a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aliada as demais pastas da atual gestão tem colaborado para que o município seja coberto na sua totalidade.
De acordo com a coordenadora de Área do Censo Demográfico, Ana Rosa Vieira da Silva, todo o levantamento da área arapiraquense foi concluído, porém, há 6 mil domicílios ausentes e/ou se recusaram a receber os profissionais do IBGE.
Ainda segundo ela, são bairros com índices elevados de vulnerabilidade e, portanto, culmina no difícil acesso dos recenseadores.
Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, é de extrema importância que as famílias recebam e respondam ao questionário, pois, é embasado nessas respostas que o município angaria recursos para a execução das políticas públicas.
“Para que mais ações sejam realizadas no município, é importante que as pessoas recebam, em suas casas, os recenseadores e respondam ao questionário. É tudo muito rápido, e as respostas farão com que novas escolas e unidades de saúde sejam construídas e que medicamentos e atendimentos psicossociais sejam oferecidos à população. Enfim, são recursos para a elaboração das políticas públicas do município”, destacou a secretária.