Para todos: Arapiraca entrega obras públicas com melhorias na acessibilidade
O investimento em acessibilidade para garantir uma cidade com estruturas que proporcionem independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência (PCDs) segue sendo aplicado nas obras entregues pela Prefeitura Municipal de Arapiraca.
Buscando promover a inclusão e o acesso de todos, as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente tem oferecido melhores adequações gerais na infraestrutura.
Os serviços executados garantem a condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seja ela permanente ou provisória nas mais de 25 obras acessíveis já entregues à população.
“Essa melhoria na infraestrutura e na integração de pessoas com deficiência é consequência da maior mobilidade do cidadão, que tende a exigir melhorias nas condições de acessibilidade em todos os ambientes que frequente”, garante o prefeito Luciano Barbosa.
As reformas das escolas Jany Camelo, Divaldo Suruagy, João Saturnino, Praça Valfrídio de Olveira Lima, Arapiraquinha Erasmo Soares, Praça Higino Vital, Arapiraquinha Magna Lena, Praça Gilberto Quintino, ampliação da Área Verde, Reformas dos Cras e Cramsv, Restaurante Popular já foram construídas em conformidade com as normas de acessibilidade. As demais, assim como a Ciclovia do Trabalhador, Praça Lions, Reformas do Canteiro Central da Avenida Ceci Cunha, do Abrigo Maria das Neves, Escola de Tempo Integral da Baixa Grande, Escola de Artes, da Casa da Cultura e outros, seguem sendo projetadas de acordo com a Lei da Acessibilidade.
“Além de estarmos de acordo com a lei brasileira, que estabelece serem acessíveis todos os espaços públicos de uso comum e coletivo, estas obras representam o engajamento constante da Prefeitura de Arapiraca. Em muitos locais, não basta apenas fazer a rampa. É necessário realizar alterações geométricas como a abertura e fechamento de canteiros centrais, readequações dos locais próximos aos canteiros, remoção de meio-fio, retirada de gramas, colocação e concretagem de novos pavimentos, execução de rotatórias e redutores de velocidade e outros. Em parceria com a secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, estamos garantindo melhoria na vida das pessoas”, afirma Maria Caroline Souza Valeriano, secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente.
(Fotos: Fábio Ferreira)