Creche em Arapiraca recebe maior investimento em 31 anos de sua história
Davi Salsa e Laís Pita
Fotos: Seinfra Arapiraca
Inaugurada no ano de 1991, na conhecida Vila do Padre, no bairro Baixa Grande, a Creche Maria Bergman está recebendo o maior investimento nos seus 31 anos de história.
A gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio das secretarias de Infraestrutura e Educação, segue priorizando as políticas públicas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas que mais precisam.
Os investimentos na Creche Maria Bergman incluem a troca de toda a cobertura, colocação de forro em PVC, troca de toda a rede elétrica e do sistema hidráulico, nova fachada com pintura artística, recuperação dos banheiros, construção de um passeio de concreto para o acesso à creche, construção de uma área coberta com piso sintético, entre outras benfeitorias no prédio.
As obras estão com mais de 90% dos serviços concluídos. A creche será entregue totalmente recuperada e modernizada para acolher mais de 100 crianças em tempo integral.
Avanços
Desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa, em janeiro do ano passado, já foram iniciadas 120 obras e a maioria planejada e executada nas áreas da saúde e educação.
Desse total, 61 obras já foram entregues à população de Arapiraca.
Dentre as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Arapiraca, a revitalização, ampliação e modernização da Creche Maria Bergman, no bairro Baixa Grande, tem um papel especial.
História de devoção
No ano de 1978, o então bispo de Penedo, Dom Constantino Lüers, sensibilizado com a falta de moradia na localidade, resolveu ajudar as famílias mais necessitadas do bairro Baixa Grande.
O religioso foi até a sua cidade natal Langförden, na Alemanha, e conseguiu ajuda financeira com o casal de amigos Joseph e Maria Bergman.
Ele fundou a vila e construiu moradias para dezenas de famílias. Além disso, com o apoio do pároco da época, padre Américo Henrique, Dom Constantino Lüers doou um terreno para a Igreja Católica e criou a Fundação João XXIII para manter uma escola na localidade.
Anos mais tarde foi construída a creche, que recebeu o nome de Maria Bergman, por conta da ajuda humanitária da alemã e seu esposo Joseph.
Nesses 31 anos de atividades, a creche passou por duas reformas estruturais e, agora, recebe a maior intervenção para atender melhor e acolher com dignidade as crianças que vivem nos bairros Baixa Grande, Nilo Coelho e adjacências.
Autor: Davi Salsa