Arapiraca intensifica ações preventivas da saúde do homem e do parto prematuro
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)
Pelo segundo ano seguido, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está unificando as ações das campanhas Novembro Azul e Novembro Roxo.
As duas campanhas são voltadas à orientação e prevenção do câncer de próstata e diabetes nos homens, bem como a sensibilização acerca do parto prematuro.
Para tanto, na manhã desta terça-feira (dia 1º), o prefeito Luciano Barbosa participou da solenidade de lançamento das duas campanhas.
O evento foi realizado do hall de entrada do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, médica Luciana Fonseca; superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa; coordenador municipal da Saúde do Homem, Marinaldo Nogueira; coordenadora da Saúde da Criança, Irly Valeriano, e a coordenadora de Doenças Crônicas, Juliane Bispo.
Os vereadores Vicente do Remédio e Márcio do Canaã representaram a Câmara Municipal de Arapiraca no evento, que também reuniu representantes da Maternidade Mãe Rainha, do Hospital Chama, acadêmicos da universidade Uninassau de Arapiraca e do Espaço Nascer, que atende e faz o acompanhamento em bebês prematuros até os dois anos de idade.
Após a realização do Outubro Rosa, com as ações e cuidados com a saúde da mulher, e agora, no mês de novembro, os trabalhos conjuntos estão voltados para a oferta dos serviços em todas as Unidades Básicas de Saúde, Academia de Saúde, Espaço Nascer, entre outras unidades mantidas pelo município e em parceria com o Hospital Chama e Hospital Regional de Arapiraca.
“Essa relação é importante da secretaria de saúde com as unidades básicas de saúde em nosso município. Historicamente, os homens são mais negligentes em relação às mulheres, nos cuidados com a saúde. Mas quero lembrar que as ações preventivas acontecem de janeiro a dezembro. É muito importante fazer os exames preventivos do diabetes, câncer de próstata, entre outras ações de saúde”, salientou o prefeito Luciano Barbosa.
Ele também destacou a rede de proteção à vida das crianças prematuras em Arapiraca. “É preciso detectar algum problema tratá-lo para evitar sequelas nas pessoas pelo resto da vida. Os indicadores de Arapiraca mostram melhorias na saúde municipal, mas com certeza podemos avançar mais”, completou.
Autor: Davi Salsa