31 de outubro de 2022

Unidades de Saúde acolheram milhares de mulheres durante Outubro Rosa

Apesar da campanha Outubro Rosa de Arapiraca estar acabando, as ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero seguem durante todo o ano.

Este mês em especial, as Unidades Básicas e Especializadas de Saúde da Capital do Agreste alagoano deram um show de empatia, tendo em vista que a campanha também tem o objetivo de acolher as mulheres que realizam o tratamento, para que o processo seja mais humanizado e leve.

As 68 equipes de Saúde da Família espalhadas nas 39 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além das equipes das Unidades Especializadas realizaram diversas ações descentralizadas, como sala de espera, oficinas, arrecadação de mechas para confecção de perucas e muito mais.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Layza Oliveira, o trabalho de acolhimento às mulheres que realizam o tratamento contra o câncer de mama e de colo do útero precisa sempre ser priorizado, para que o processo de cura seja mais tranquilo.

“Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma com essa campanha tão importante. Graças ao trabalho desenvolvido nas nossas Unidades Básicas de Saúde, através dos servidores e da própria comunidade, conseguimos levar a mensagem para os quatro cantos de Arapiraca”, disse ela.

A coordenadora da Rede de Oncologia, Ruana de Paula, reforçou o compromisso do município com essas mulheres, que tem em Arapiraca tratamento gratuito e especializado.

“A gente reforça a importância das mulheres procurarem o atendimento precocemente, principalmente quando atinge os 50 anos. Quando o câncer é descoberto cedo, as chances de cura são muito superiores”, explicou.

Apesar da campanha está sendo finalizada, o trabalho de prevenção seguirá durante todo ano nas Unidades Básicas de Saúde. Fez o autoexame e detectou algo diferente, procure sua UBS de referência para ser orientada pelo médico.

Confira algumas fotos das ações:

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *