Saúde Pública: Arapiraca é a 11ª cidade brasileira com melhores indicadores do Previne Brasil
O ranking leva em consideração os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes
Saúde é coisa séria e prioridade em Arapiraca. Com muito empenho e trabalho sério, a Capital do Agreste tem se consolidado como referência na área.
De janeiro a agosto deste ano, o aumento da nota foi de 22,6%, segundo as duas últimas avaliações do Previne Brasil.
Com a evolução do desempenho na Atenção Primária em Saúde, Arapiraca chega a 11ª posição no ranking de cidades brasileiras com melhores índices.
O prefeito Luciano Barbosa destacou a importância do trabalho dos profissionais da saúde na consolidação desses indicadores.
“Arapiraca foi um dos primeiros municípios a implantar o SUS no Brasil. Essa tradição tem reflexos diretos no compromisso da gestão e dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. Quero parabenizar mais uma vez toda equipe, por mais essa conquista e na busca para seguirmos fortalecendo a nossa atenção básica, com a prevenção e promoção da saúde dos arapiraquenses, sobretudo das pessoas que mais precisam”, disse o gestor arapiraquense.
O programa Previne Brasil foi instituído no final de 2019, como novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasses das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
Autor: Erick Balbino