Mercado do Artesanato celebra 15 anos como um espaço de fonte de renda para artistas de Arapiraca
Local se consolidou como um dos principais pontos turísticos da cidade
Foto: Carlos Magno – Ascom Arapiraca
O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, localizado na Praça Ceci Cunha, completa 15 anos no próximo sábado (29). O espaço nasceu em 2007, com o objetivo de divulgar e fomentar a cultura local, a partir do incentivo aos artistas arapiraquenses.
O incentivo econômico e cultural deu seus frutos e hoje, diariamente, cerca de 50 artesãos expõem suas obras nos 35 boxes espalhados pelo local, que ainda conta com praça de alimentação e espaço para apresentações artísticas e típicas da região, como o coco de roda, danças das estaladeiras de fumo, guerreiros, entre outros.
“Uma vasta programação cultural sempre é realizada aqui no mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, um espaço destinado para as famílias trazerem seus filhos, amigos e parentes para curtir um bom som local”, disse o diretor do Mercado do Artesanato, Jailton Barbosa.
Ainda segundo Jailton, o espaço valoriza os artesãos locais e auxilia na fonte de renda das dezenas de artistas. “O artesanato se tornou uma fonte de renda para o artesão, pois é um trabalho gratificante onde se prepara um produto artesanal com suas próprias mãos chegando sua arte na casa, escritório e comércio de várias pessoas, valorizando assim o produto direto da mão do artista”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, destacou o incentivo da gestão municipal e o trabalho realizado pela equipe da pasta na manutenção do espaço. “Nosso prefeito nos pede sempre para dar vida aos espaços públicos culturais, e a gente vem levando sempre os artistas locais para ocupar o palco do mercado do artesanato, com o objetivo de valorizar o artista e os grupos culturais, dando espaço para eles. A ideia é também atrair o público, em especial as famílias, para prestigiar as apresentações, curtir o mercado do artesanato e comprar, ajudando assim os permissionários do espaço”, disse.
Artesãos interessados em fazer parte do espaço e ser permissionário de um box de vendas, devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no Centro Adminitrativo Antônio Rocha, e fazer o cadastro. O Mercado do Artesanato ainda conta com a Associação dos Artesãos e Artistas, onde qualquer artesão pode participar.