Exposição em Arapiraca reúne mais de 500 horticultores do Nordeste
A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, participou, esta semana, a II Semear TEC, evento de tecnologia que tem como objetivo melhorar – através da diversidade de plantio, cobertura e irrigação – a produção de hortaliças.
Comandado por um dos maiores produtores de mudas de hortaliças do Nordeste, a exposição, que recebeu total apoio do município, demonstrou o valor de todo tipo de hortaliça, que vai muito além das folhosas.
Everaldo Oliveira, que tem duas estufas em Arapiraca, sendo uma no sítio Batingas e outra no Flexeiras, falou para os mais de 500 horticultores presentes sobre as raízes, frutas, especialmente melão e melancia, e reforçou a relevância da produção de cenoura e tomate tipo cereja.
Os métodos de irrigação utilizados por Everaldo também foram apresentados, a exemplo do gotejamento, que é um método de economia de água.
A técnica mulching, que consiste na cobertura do solo com um filme plástico de espessura fina e de baixo custo que protege o solo e o sistema radicular das plantas, foi outro ponto alto da Semear. A tecnologia é usada para fazer o revestimento da área do plantio.
O TNT para evitar e proteger os vegetais dos ataques de pragas também chamou a atenção dos horticultores que passaram pela Semear Tec. Vindos não só de Alagoas, como de Pernambuco e Sergipe, o número de participantes fortaleceu ainda mais o evento, tornando a exposição de Arapiraca o maior evento de horticultura do Nordeste.
“Foram apresentadas mais de 70 tecnologias, e queremos ampliar esse número no ano que vem, visto que não deixamos a desejar em nada quando comparamos Semear com os eventos que acontecem no Brasil e no mundo”, destacou o secretário Hibernon Cavalcante. “Temos muito potencial e estamos provando isso”, completou o secretário municipal.