14 de outubro de 2022

Cidade ideal: alunos da rede pública participam da atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância

Magno Almeida

(Texto: Lohuama Alves  / Foto: Magno Almeida)

 

Buscando garantir condições para um desenvolvimento saudável, seguro, sustentável com atividades e políticas públicas adequadas, a Prefeitura de Arapiraca está traçando estratégias para a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O projeto consiste em buscar melhorias para o atendimento dos direitos e a promoção do desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos, além de orientar decisões e investimentos para a primeira infância em Arapiraca.

A atualização do plano está sendo gerenciada por uma comissão, formada pela secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Urbano e Meio Ambiente, além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Membros do comitê e voluntários apresentaram a proposta desenvolvida do documento às crianças de forma lúdica. O encontro teve o objetivo de ouvir os pequenos que visam uma cidade ideal, para construir um plano adaptado à realidade do município.

Magno Almeida

Nesta sexta-feira (14), participaram 52 crianças com até 5 anos, de turmas da pré-escola I e II. Elas puderam expressar suas opiniões através da fala, desenhos, entre outras formas de comunicação.

“Esta é uma iniciativa elaborada por muitas mentes que sabem que é nessa fase que se estabelece o desenvolvimento cognitivo, neuromotor e também social. Com certeza, Arapiraca sai na frente e servirá de exemplo para outros municípios. Demos mais esse passo e isso fala muito da gestão e do incentivo do prefeito Luciano Barbosa, que prioriza a primeira infância e sabe da importância de não somente essa continuidade, mas também a expansão”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

 

Magno Almeida

Cartilha

A Cartilha E(scutar) e I(ncluir), criança! elaborada pela arquiteta Amanda Cristina Santos como resultado de sua dissertação com a temática da criança e do espaço, foi utilizada pela comissão para a elaboração da metodologia das oficinas de escuta realizadas.

O intuito da cartilha é o de apresentar, de forma didática, formas de incluir as crianças na elaboração de políticas públicas.

 

Autor: Lohuama Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *