Censo 2022: quase 72% dos arapiraquenses já receberam a visita do IBGE
Servidores e secretários municipais participaram de reunião técnica com representantes do IBGE nesta quarta-feira (06)
Foto: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca
Servidores de diversas secretarias municipais da Prefeitura de Arapiraca receberam a visita técnica de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (06), para uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 no município. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Antônio Rocha.
O município conta com dois postos de coleta e cerca de 90 mil endereços já foram visitados e mais de 53 mil domicílios foram entrevistados desde o dia 1º de agosto, um total de 71,97% da população e 166.780 arapiraquenses recenseados.
Até o momento, os recenseadores encontraram 10.083 domícilios fechados, ou seja, ninguém da família estava no local em uma das quatro vezes – em horários distintos -, que o recenseador passa na residência. Esses dominicílios deverão ser revisitados.
Durante o encontro, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, destacou que Arapiraca é uma das poucas cidades brasileiras que conseguem fazer coincidir os setores censitários determinados pelo IBGE, com a lei de abairramento. “Este aspecto é muito relevante, uma vez que permite a análise de dados e definição de políticas públicas, de acordo com o perfil e condições apresentados por bairro e assim sermos mais assertivos em nossas ações e prestação dos serviços”, disse.
Também participaram da reunião a secretária municipal de Gestão Pública, Ariluce Cerqueira; o controlador-geral do município, Ricardo Teófilo, e representantes das pastas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
Segundo o Superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, a reunião foi um momento de apresentar a transparência dos trabalhos do Instituto e atualizar a gestão municipal sobre o andamento da coleta, além de abordar os indicadores de monitoramento e pontos positivos e negativos do trabalho realizado até agora.
“Nós tivemos uma oportunidade de dar ampla transparência sobre o que está sendo feito no Censo, e essa reunião é posicionada no meio da coleta justamente por esse motivo. Também pudemos explicar os procedimentos de coleta, supervisão e coordenação, mostrando um pouco de como nossos sistemas trabalham, para que possamos garantir a máxima cobertura possível de domício e máxima qualidade dos dados”, disse ele.
Alcides também destacou a participação e contribuição da Prefeitura de Arapiraca para o Censo 2022. “Isso vem se mostrando na prática, porque é uma prefeitura bastante atuante, que vem ajudando bastante, e com a participação de secretários de diversas áreas diferentes, como saúde, educação, desenvolvimento urbano e todas as secretarias envolvidas, a gente acaba tendo ferramentas para tomar decisões nas reuniões e deliberar para buscar soluções”, reforçou.
O Censo 2022 tinha previsão de ser concluído até o dia 31 de outubro, mas foi prorrogado nacionalmente até o início de dezembro.