Arapiraca é palco do 1º seminário estadual sobre horticultura agrestina
Evento deve reunir 140 participantes e acontece nesta terça-feira (04), com painéis de capacitação mediados por especialistas do setor
Foto: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca
O município de Arapiraca será palco do 1º Seminário Estadual da Horticultura, que vai reunir, nesta terça-feira (04), produtores, empresários e interessados na horticultura do agreste alagoano. Essa é a primeira vez que o evento acontece e a capital do agreste foi escolhida para sediar o dia de discussões e capacitação para os participantes.
O evento gratuito ocorre das 8h às 17h, no Sesc Arapiraca, com a participação de especialistas do setor que farão exposição dos conteúdos por meios de painéis temáticos. O encontro é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sebrae Alagoas, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sesc Arapiraca, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (Emater) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Campus Arapiraca.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, destaca que os temas tratados no seminário – Adubação, Cultivo Protegido, Manejo e Uso de Bactérias e Irrigação -, foram selecionados a partir de uma análise prévia sobre quais conhecimentos seriam mais relevantes para o produtor agrícola. Especialistas de Pernambuco e Distrito Federal vão se deslocar até Arapiraca para capacitar os inscritos. “São quatro grandes assuntos fundamentais e que eu tenho certeza que os participantes vão usufruir desse seminário. É o primeiro seminário que está acontecendo no estado de Alagoas, no tema específico da horticultura, e como Arapiraca é um município pólo, temos que ter o protagonismo de realizar esses eventos”, declarou Hibernon.
Hibernon também destaca o protagonismo de Arapiraca no setor da horticultura, o que reforça a importância do Seminário ser realizado na cidade e reunir produtores da região. “A região do agreste, em especial Arapiraca, é onde se concentra a maior parte da produção de hortaliças do estado de alagoas. Por isso a importância desse encontro para tratar dessas informações. Em nossa região, temos por volta de 700 agricultores familiares que vivem praticamente de forma exclusiva da agricultura, e a horticultura agrega muito valor por unidade diária e emprega muita gente, por isso acreditamos que as pessoas vão ter várias informações que serão importantes para o desenvolvimento de suas culturas”, afirma o secretário.