Viver Melhor leva orientação sobre saúde mental para mais de 400 arapiraquenses
Moradores de comunidades assistidas participaram das atividades promovidas pelo programa durante todo o Setembro Amarelo
Fotos: Emerson Barbosa
Setembro foi marcado pela campanha Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Durante o mês, o Viver Melhor, política pública implantada pela Prefeitura de Arapiraca, levou ações sobre a temática às comunidades assistidas e alcançou mais de 400 arapiraquenses.
Nesta terça-feira (27), foi a vez da comunidade do Manoel Teles ser contemplada com um dia de conscientização. Moradores do bairro e região participaram gratuitamente de uma palestra com o tema “Motivação como base para o sucesso”, mediada pelo palestrante Pedro Paulo Luz.
As ações aconteceram nas comunidades atendidas pelo programa: Conjunto Frei Damião, Manoel Teles, Mangabeiras, Caborje e Olho D’água dos Cazuzinhas. A metodologia adotada contou com um momento de cinema que abordou o controle das emoções e também com o apoio da psicóloga Katia Flávia, com as discussões sobre saúde mental.
Para a coordenadora-executiva do programa, Ana Valéria Peixoto, o mês trouxe um espaço de acolhimento e cuidado com os moradores das comunidades. “Nosso trabalho de psicoeducação buscou uma forma didática de discutir a importância da saúde mental dentro do ambiente familiar e social. Estamos muito felizes com o alcance das ações em todas as comunidades”, disse.
A campanha nacional acontece desde 2014 e foi instaurada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O lema de 2022 foi: “A vida é a melhor escolha!”.