SMTT de Arapiraca abre concurso estudantil Cordel do Trânsito
Unidades de ensino devem informar nome completo do aluno, escola, série e turno no envio da produção
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Os versos, rimas e ilustrações que caracterizam o Cordel, uma das mais fortes expressões culturais nordestinas, serão tema de concurso estudantil lançado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).
Durante o mês de setembro, uma comissão julgadora receberá as produções feitas por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Arapiraca.
Conforme o regulamento do concurso, poderão participar do certame os alunos matriculados do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: detsmtt@gmail.com
A banca examinadora, formada por especialistas da SMTT e Secretaria Municipal de Educação fará a análise dos trabalhos produzidos pelos alunos e alunas.
Ainda de acordo com o regulamento, o resultado do concurso e a premiação dos trabalhos ocorrerá após a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Veja abaixo o regulamento:
Regulamento
Concurso para a Escolha do cordel sobre trânsito da SMTT
DAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1. O Concurso para a escolha do cordel inicia suas inscrições a partir do dia 1º de setembro de 2022 até o dia 30 de setembro de 2022, sendo válido para inscrição somente o período referido.
2. O presente Concurso é válido para todos os alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares da cidade de Arapiraca independentemente do turno, desde que preencham as condições de participação estabelecidas no presente Regulamento.
3. O objetivo do CONCURSO é envolver os alunos na escolha da nova ilustração para os folhetos informativos e demais materiais de divulgação do Programa de Educação para o Trânsito. O cordel com o TEMA voltado para o trânsito.
4. A participação neste CONCURSO é voluntária e totalmente gratuita e sujeita todas as ESCOLAS e participantes às regras e condições estabelecidas neste Regulamento. Desta forma, a ESCOLA e os alunos participantes, no ato de sua inscrição, aderem a todas as disposições, declarando que LEU, COMPREENDEU, TEM TOTAL CIÊNCIA E ACEITA, irrestrita e totalmente, todos os itens deste Regulamento.
DAS INSCRIÇÕES
5. O CORDEL, tanto na sua representação através da escolha da melhor produção, deverá ser um trabalho resultante da criação intelectual de um ALUNO do município de Arapiraca do 5º ao 9º ano.
6. O Cordel deverá ser enviado através do e-mail detsmtt@gmail.com com as informações; nome completo, série e instituição escolar, após preencher o formulário do Google Forms, constando identificação do autor.
7. A identificação da escola e do aluno deve constar desta forma:
NOME DO ALUNO AUTOR DO CORDEL/NOME: IDADE: _ ANO E ESCOLA EM QUE ESTÁ MATRICULADO:
8. O Cordel deve ser feito pelo próprio estudante.
9. Não serão aceitas cópias (total ou parcial) de representações já existentes, sob pena de desclassificação imediata da escola.
DO PROCESSO DE ESCOLHA
14. O Cordel será avaliado segundo os critérios de:
(I) Criatividade na composição e adequação às temáticas propostas acima;
(II) Potencial de comunicação da temática através do uso da obra;
(III) Originalidade;
15. A avaliação será realizada utilizando os critérios: respeito a temática, mensagem, criatividade e originalidade quanto ao tema de Educação para o Trânsito.
16. A decisão do Conselho Deliberativo será soberana, irrecorrível e irrevogável, não cabendo recurso.
17. Para efeitos de participação no presente Concurso, não serão aceitas as inscrições de obras cujo teor do cordel retratado seja considerado grosseiro, discriminatório ou ofensivo, que violem disposição legal ou ainda, tenham qualquer teor comercial (como placas, outdoors ou outras formas de propaganda).
18. O RESULTADO será divulgado durante a Semana Nacional do Trânsito.
DAS OBRAS SELECIONADAS
19. Os trabalhos enviados não serão devolvidos. A coordenação do concurso fica com o direito de dispor do material para ocasiões posteriores, não havendo lugar ao pagamento de quaisquer direitos de autor.
20. Não serão aceitas obras que já tenham sido publicadas, exibidas em público ou recebido algum prêmio, ou visivelmente plagiadas da internet.
21. As sugestões inscritas neste Concurso serão previamente analisadas, selecionadas e classificadas por Comissão Julgadora composta por 5 (cinco) membros convidados.
22. Os participantes do presente Concurso autorizam desde já o uso de suas imagens, sons de vozes e nomes em filmes para veiculação em mídia eletrônica, Internet, fotos, cartazes, mídia impressa, sem qualquer ônus à organização do Concurso, por tempo indeterminado. (termo de autorização em anexo)
23. A ESCOLA deve informar aos responsáveis dos ALUNOS que os eventos relacionados ao CONCURSO serão fotografados e filmados, para que tenham ciência da autorização do uso de imagem dos alunos participantes, para fins vinculados ao CONCURSO em questão.
24. Os casos omissos e eventuais controvérsias serão submetidos à Comissão Organizadora, que tomará as providências.
25. O não cumprimento de quaisquer dos itens deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da obra e do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.
26. Das decisões da Comissão Julgadora não haverá recurso.
DA PREMIAÇÃO
27. O ALUNO autor do cordel escolhido será premiado.
DISPOSIÇÕES FINAIS
30. Os participantes declaram ter lido e estar de acordo com o presente regulamento do concurso e de suas condições
31. Eventuais divergências ou omissões devem ser reportadas à Comissão Organizadora.
32. A Comissão Organizadora do Concurso reserva-se ao direito de, a qualquer momento, alterar quaisquer partes deste regulamento, caso julgue necessário.
Autor: Davi Salsa