Edição Especial do Cultura na Praça marca homenagem ao aniversário de Afrísio Acácio
Ícone do forró agrestino e idealizador do projeto faria 73 anos no último dia 12 de agosto
Fotos: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca
Era com a sanfona na mão, o chapéu de couro na cabeça e um largo sorriso no rosto que Afrísio Acácio alegrava as manhãs do povo arapiraquense e da região na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, todas as segundas-feiras. O projeto Cultura na Praça, idealizado pelo mestre da sanfona, marcava um verdadeiro resgate da tradição pé de serra na cidade.
Afrísio faria 73 anos no último dia 12 de agosto, mas partiu há pouco mais de um ano e deixou um legado eterno de paixão pela música, arte e poesia. A solenidade em homenagem ao aniversário do ícone do forró aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), em uma edição especial do Cultura na Praça.
Apesar da sua partida, a contribuição do mestre em vida segue dando frutos e o projeto não parou. As manhãs de forró são mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude e acontecem sempre às segundas-feiras, a partir das 8h.
“Não existe em lugar nenhum uma segunda-feira como a nossa de Arapiraca. As pessoas já às 8 horas da manhã, ao vir ao comércio ou à feira, têm o autêntico forró pé de serra com artistas de toda a região que fazem parte do Cultura na Praça. As pessoas sentem uma energia diferente, porque o forró está no sangue do nordestino. A gente fica muito feliz em poder homenagear o mestre Afrísio Acácio, nossa eterna gratidão e homenagem”, destaca o secretário municipal da pasta, Wellington Magalhães.
O eterno mestre
Afrísio Acácio foi um verdadeiro expoente da tradição popular em Arapiraca e diversas cidades região afora. Além do rádio e dos projetos culturais em que era envolvido, deixou uma gama de alunos e admiradores que tanto aprenderam com ele.
Arlison Acácio, filho do mestre, relembra os primeiros passos do Cultura na Praça, quando Afrísio sentiu a vontade de espalhar a cultura popular. “De prontidão, o prefeito Luciano Barbosa deu o recado ao papai de que ele poderia usar a praça da forma que ele achasse melhor para levantar a bandeira da cultura arapiraquense, e eu estava na hora com ele e começamos a idealizar o Cultura na Praça para alcançar as pessoas de todas as formas”, explica.
Ainda segundo Arlison, as manhãs no início da semana têm uma importância gigantesca para a cidade. “As pessoas vão em busca de se divertir e se confraternizar, é uma terapia para muitos, principalmente para as pessoas de mais idade. Arapiraca é abençoada por esse projeto, aqui nas redondezas é o único projeto que tem forró. Tive o abraço de todos da cultura e da prefeitura, e tá aí o resultado e vamos ficar aí até quando Deus quiser, como papai sempre dizia”, diz.
O prefeito Luciano Barbosa autorizou a construção de uma estátua em memória ao mestre Afrísio Acácio na Praça Luiz Pereira Lima, que em breve também deve ganhar uma homenagem oficial na Tenda Cultural.