São João é retomado de forma histórica em Arapiraca
Mais de 230 mil pessoas passaram pelo Lago da Perucaba nos shows gratuitos; economia, turismo e resgate cultural marcaram a programação
Foto: Ascom Arapiraca
A retomada do São João em Arapiraca foi histórica. A programação desenvolvida pela Prefeitura de Arapiraca e Governo de Alagoas, no São João “A pegada é essa”, foi encerrada neste domingo (03) e deixa uma marca de dever cumprido na cidade, movimentada nos mais diversos setores com as atividades juninas.
Após dois anos de interrupções da data mais amada pelo nordestino, o São João 2022 começa no início de junho, com a valorização de artistas regionais nos Polos “Danado de Bom” e da tradição nos arraiais comunitários que participaram da 18ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas. Os artistas da terra foram o destaque em diversos bairros e regiões da cidade, e outras 20 comunidades receberam o incentivo de R$ 10 mil para disputar o título do maior São João Comunitário do país.
Outro espaço tomado pelo forró foi o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro da cidade. Os grupos de trio pé de serra animaram as noites no espaço com os clássicos nordestinos que tanto marcam a época.
No Complexo Lagunar da Perucaba, uma megaestrutura foi montada para receber os shows de João Gomes, Bell Marques, Barões da Pisadinha, Márcia Felipe, Solange Almeida e muito mais. A programação gratuita aconteceu entre os dias 27 de junho de 03 de julho, e mais de 230 mil pessoas estiveram no local para prestigiar os grandes artistas da música brasileira.
Além das noites, madrugadas e até manhãs de diversão, os shows gratuitos mobilizaram uma grande rede comercial e de segurança. Mais de 200 homens e 20 câmeras de videomonitoramento garantiram que nenhuma ocorrência fosse registrada e 82 vendedores ambulantes foram cadastrados no evento, o que movimentou emprego e renda na categoria.