Prefeitura lança consulta pública durante I Sarau pela Diversidade
Objetivo é conhecer as vivências da comunidade LGBTQIAP+ para construção de Plano Municipal
Trabalhar para todos é essencial para a democracia. Em consonância com essa premissa, a Prefeitura de Arapiraca lançou a Consulta Pública para a Diversidade, que tem como objetivo conhecer as vivências das pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ de Arapiraca.
A Consulta Pública foi elaborada pela Coordenação de Projetos Públicos e pelo Conselho Municipal de Combate ao Preconceito e Promoção dos Direitos LGBTT de Arapiraca e está disponível através do Colab, uma ferramenta de comunicação e relacionamento com a população, que pode ser acessada de qualquer dispositivo smartphone (Android ou IOS) ou pelo computador.
A pesquisa vai ser um dos instrumentos norteadores para a construção do Plano Municipal de Promoção à Diversidade e Cidadania.
E o lançamento não poderia ser em outro momento, senão durante o I Sarau pela Diversidade, que foi realizado nesta terça-feira (5), no hall de entrada da Casa da Cultura, Centro de Arapiraca.
Durante o evento, o prefeito Luciano Barbosa destacou a satisfação de presenciar a luta de resistência da comunidade LGBTQIAP+ de Arapiraca.
“Quando a gente fala em preconceito, infelizmente é no mundo inteiro. Houve avanços durante as últimas décadas, mas ainda tem muito a ser feito. É na diversidade que está o belo, é no pensar diferente, no querer diferente”, disse o gestor arapiraquense, destacando o trabalho desenvolvido pelo conselho municipal como instrumento de promoção do respeito à diversidade.
O I Sarau pela diversidade foi um marco importante para a comunidade LGBTQIAP+ de Arapiraca no acesso à cidade. O evento contou com importante roda de conversa sobre as vivências da população e com apresentações culturais que reforçaram a garantia de direito ao amor, ao afeto e à felicidade.
“Precisei sair de casa para poder estudar e agora retorno as minhas origens para devolver a Arapiraca a minha luta e a minha existência. Construir espaços e momentos de celebração das existências LGBTQIA+ promovem a visibilidade de uma parcela da população arapiraquense que tem sido por vezes esquecida, seja na elaboração das políticas públicas, seja nos serviços de atendimento à população, ou mesmo nos espaços de sociabilidade. O I Sarau pela Diversidade é principalmente uma reivindicação ao nosso direito à cidade, ao lazer, à vida, ao amor, à felicidade. É uma manifestação sociocultural pelo direito de existir”, explicou Anahí.
Para acessar a Consulta pública, é só clicar no banner abaixo:
Autor: Erick Balbino