Arapiraca marca presença em encontro regional do Programa Prefeito Amigo da Criança
A Capital do Agreste alagoano marcou presença no Encontro com Prefeitos da Região Nordeste do Prefeito Amigo da Criança, um programa promovido pela Fundação Abrinq que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Representando o prefeito Luciano Barbosa, a coordenadora do Programa Criança Feliz, Gineide Castro, esteve na Casa da Indústria de Recife para debater Políticas Sociais e Gestão Pública voltadas para garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Arapiraca já é referência no assunto e foi premiada durante a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Infância.
Para intensificar o trabalho, Arapiraca criou um plano de trabalho que conta com um comitê intersetorial. O grupo tem o objetivo de planejar as ações voltadas ao público-alvo, levando em consideração as secretarias municipais envolvidas: Desenvolvimento Social, Saúde, e Educação e Esporte.
De acordo com Gineide Castro, articuladora municipal junto ao programa, através do grupo de trabalho as ações necessárias são apontadas com foco principalmente na qualificação do cuidado e a proteção das crianças e adolescentes arapiraquenses.
“Nossas ações são pautadas na realidade e nos desafios que o município enfrenta, tendo em vista garantir, de forma eficaz e efetiva, a atenção que as nossas crianças e os nossos adolescentes necessitam”, explicou a articuladora.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, parabenizou a Fundação Abrinq pela iniciativa do programa, reforçando o compromisso de Arapiraca na garantia que os direitos das crianças e adolescentes sejam efetivados por meio das políticas públicas já consolidadas no município.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento ao trabalho de Arapiraca, mas sabemos que ainda temos muito caminho a percorrer. Promover cidadania, enfrentar as desigualdades e proteger principalmente as crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade é um desafio, mas graças ao trabalho integrado que temos realizado, estamos conseguindo”, disse a gestora municipal.
Autor: Erick Balbino