Arapiraca debate fortalecimento da Atenção Básica durante Congresso Nacional de Secretarias de Saúde
Um grupo formado por trabalhadores da saúde viajou para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, para fomentar a troca de experiências durante a 36ª edição das Secretarias Municipais de Saúde.
A programação do evento conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a panedmia de Covid-19, Finaciamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
A delegação de Arapiraca é composta pela superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa; pela superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, Joana Soares; superintendente de Atenção à Saúde, Jackelline Barbosa; e pela coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Amanda Bertoldo.
Apresentação de experiência exitosa
Representando os servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde, a coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Amanda Bertoldo, foi selecionada para apresentar um trabalho desenvolvido em Arapiraca com as crianças portadoras da Síndrome Congênita do Zika Vírus.
O trabalho, intitulado “Oficina Integrada de cuidado às crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e suas famílias”, contou com a participação de 150 profissionais das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, e Educação e Esporte
A atividade teve como principal objetivo o fortalecimento das ações para o melhor acesso aos direitos dessas crianças e suas famílias.
De acordo com a coordenadora, Arapiraca presta assistência a 16 famílias com crianças diagnosticadas com Zika Vírus.
“Nossa oficina teve o objetivo de entender com mais proximidade a necessidade de fortalecer e ampliar os cuidados a essas crianças e suas famílias. E nada melhor do que reunir os profissionais que trabalham diretamente com esse público, com a proposta de construímos, em conjunto, um plano eficiente, que atenda as nossas crianças e suas famílias”, destacou a coordenadora.
Autor: Erick Balbino