Procon Arapiraca notifica agências bancárias do centro por filas além do prazo estipulado em lei
Bancos terão 20 dias para apresentar defesa, e podem ser multados
Atendendo a uma demanda popular, o Procon de Arapiraca notificou as agências do Banco Itaú e Caixa Econômica Federal, situadas no centro da cidade. Clientes dessas instituições reclamaram que elas não estariam cumprindo a lei que determina tempo máximo de atendimento, além de não oferecerem condições estruturais para a espera.
As agências notificadas ficam localizadas no cruzamento das ruas João Ribeiro Lima e Estudante José de Oliveira Leite (Itau), e na Avenida Rio Branco (Caixa). Agentes do Procon estiveram nesses locais e constataram in loco o desrespeito à norma vigente, notificando e dando prazo de 20 dias para apresentação de defesa.
As enormes filas na frente dessas agências vem sendo denunciadas há tempos por clientes e cidadãos, que passam na frente dos locais e se comovem com a situação de espera dos usuários. As reclamações vão da falta de agentes bancários para prestar orientações, caixas eletrônicos quebrados ou desligados, até espera na chuva e na via pública, causando transtornos ao trânsito e risco de acidentes.
O coordenador do Procon, João Pedro, afirmou que a instituição está atenta às transgressões e vai acionar quem não se enquadrar ao regramento vigente. “Por determinação do prefeito Luciano Barbosa, estamos atentos aos anseios da população, vigilantes nas redes sociais e nas ruas. Vamos agir dentro da lei para coibir qualquer tipo de desrespeito aos consumidores, e instituições bancárias são as campeãs de reclamações”, disse.
Arapiraca dispõe da Lei Municipal 2.694/2010, que prevê em dias normais, que a tolerância para o atendimento é de 30 minutos. Já nos dias de feira livre, véspera e pós feriado, primeiro e último dia do mês, a tolerância se estende para 40 minutos. Para os que quiserem efetuar qualquer denúncia, o Procon dispõe do telefone (82) 3522-1010 ou o Instagram do órgão, @proconarapiraca.