Planetaristas de Arapiraca têm artigos aprovados para apresentação em congresso de Pesquisa e Ensino de Ciência, na Paraíba
Com o intuito de fortalecer o conhecimento multidisciplinar dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, criou o Núcleo de Ensino em Espaços Não-Formais, a fim de contribuir diretamente no desenvolvimento dos Centros de Apoio às Escolas em Tempo Integra, os Caetis.
A proposta foca em sistematizar ações pedagógicas desenvolvidas nesses espaços de modo a garantir à educação pública municipal maior contato com aspectos técnicos e científicos que permeiam a construção dos processos de ensino e aprendizagem em nossos espaços educacionais.
Um dos pontos turísticos e disseminador de conhecimento de Arapiraca, o Planetário Municipal e Casa da Ciência, teve aprovação em três projetos de divulgação científica para que sejam expostos durante o 7º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (Conapesc), que acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, em Campina Grande, Paraíba.
“Todo espaço, seja ele escolar, ou não, é um espaço de conhecimento em potencial e toda construção de conhecimento, de modo direto ou indireto, passa pelo método científico”, concluiu a professora Doutora Janice Gomes, coordenadora dos Centros de Apoio às Escolas em Tempo Integral.
Na perspectiva de favorecer a aprendizagem municipal e garantir acesso a uma educação científica ainda mais estruturada, a Secretaria Municipal de Educação segue dando aos seus técnicos e professores o apoio necessário ao desenvolvimento das atividades de fortalecimento da educação em nossa cidade.
“Ficamos muito felizes em acompanhar o desenvolvimento de ações com essa relevância científica em nossa rede.”, afirmou a secretária Municipal de Educação e Esporte, Eliete Rocha.
Os temas dos trabalhos enviados pelos professores planetaristas foram:
– Educação Científica no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca: Contribuições na educação básica de Arapiraca Alagoas.
– Astronomia com teatro de fantoches: A utilização de fantoches como metodologia interativa e lúdica no ensino da Astronomia.
– A influência da Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG – para o ensino da Astronáutica a estudantes das escolas municipais de Arapiraca.
Equipe responsável pelas atividades:
– José Edson (Professor-planetarista); Luis Carlos(Professor-planetarista); Lívia Emanuela (Professora-planetarista); Geneci Farias (Professora); Aldo da Silva (Professor-planetarista) e Jhonatan David (diretor do Planetário e Casa da Ciência).