Ouvidoria de Arapiraca responde solicitações de usuários em 100% das demandas
A Controladoria Geral do Município de Arapiraca tem realizado um importante trabalho para aproximar a população da gestão pública municipal.
A pasta, através da Ouvidoria Geral, consiste em ouvir e buscar soluções para os anseios da comunidade. O serviço disponibiliza um canal para que a população possa enviar reclamação, sugestão, elogios ou denúncias. O objetivo é oferecer aos arapiraquenses uma gestão transparente e participativa, tanto que todo mês a Controladoria emite um relatório das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria Geral do Município, e segue abaixo os números referentes a maio de 2022. O documento também é possível acessar clicando AQUI.
Das manifestações e solicitações de acesso a informação recebidas dos usuários do serviço público municipal em maio, 50% foram referentes aos serviços da Secretaria da Fazenda; 40% foram para Gestão Pública; e os outros 30% foi dividido igualmente entre Infraestrutura, Serviços Públicos e Gabinete do Prefeito. Todas as demandas foram atendidas, resultando em 10 respostas.
Para o controlador-geral, Ricardo Teófilo, as ações da Controladoria são focadas no controle interno do município e zelam pela qualidade de aplicação dos recursos públicos para a satisfação do interesse da sociedade.
“Nosso objetivo é prestar informações ao cidadão, acompanhar as providências solicitadas pela população, garantindo o pleito nas ações da prefeitura. O foco é o controle interno, mas acima de tudo, é promover essa interação, que foi um pedido do prefeito Luciano Barbosa, zelar pelo serviço público com transparência”, afirmou Ricardo Teófilo.
Ouvidoria
Muitas das solicitações perpassam por questões de entulhos em vias públicas; pedidos de contatos com as secretarias; visitas de órgãos da prefeitura para realizar fiscalizações.
Em relação aos canais de atendimento da Ouvidoria Geral do Município, eles podem ser acionados da seguinte forma: portal online, atendimento pessoal e visita in loco no Centro Administrativo.
Depois que os casos são encaminhados para a Ouvidoria por meio da população, eles são enviados para cada secretaria do município. O órgão também acompanha se as solicitações da população estão sendo resolvidas ou não.