Maio Amarelo: SMTT encerra programação com lançamento de cordel de trânsito e escolha do nome do mascote
Texto: Lohuama Alves / (Fotos: Pablício Vieira e Lucas Lira)
Para fechar a programação do Maio Amarelo 2022 de Arapiraca, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou na manhã desta terça-feira, 31, uma solenidade de encerramento destacando a importância das boas práticas no trânsito.
O evento aconteceu no Sesc Arapiraca e contou com a presença da secretaria de Educação, das escolas Professor Luís Alberto de Melo, José Pereira Lúcio, da PRF, do Detran, da Lei Seca, OAB, Cetran, Corpo de Bombeiros Militar, técnicos da SMTT, imprensa e demais autoridades.
A programação batizou o novo amigo do trânsito, o Zé Maforo, mascote da SMTT. O nome foi escolhido pela aluna da Escola Professor Luís Alberto de Melo, Maria Cecília, através do concurso que teve a participação de mais de 500 estudantes do município. A ganhadora foi contemplada com um tablete, que vai auxilia-la nos estudos.
O tema esse ano foi “Juntos Salvamos Vidas” e diversas ações foram realizadas durante o mês em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e ruas da cidade. “A campanha foi realizada durante todo o mês de maio e hoje estamos finalizando reforçando mais uma vez que o trânsito é responsabilidade de todos. Utilizamos várias estratégias para as pessoas entenderem os riscos e que precisamos nos unir para prevenir os acidentes. Meu muito obrigado ao prefeito Luciano Barbosa, aos profissionais da SMTT, entidades parceiras, escolas e todos que fizeram com que o mês fosse um sucesso”, disse o superintendente da SMTT, Josenildo Souza.
Apesar da campanha ser intensificada durante o mês de maio, os órgãos de segurança reforçam que as precauções devem ser levadas durante o ano inteiro, tanto para motoristas, quanto pedestres. Devido a isso, o órgão vai intensificar ainda mais as ações educativas e de fiscalização.
Cordel de Trânsito
Conscientizar as práticas corretas no trânsito, através da Educação é o principal objetivo da SMTT, que vem realizando diversas ações.
Na solenidade de encerramento do Maio Amarelo, o órgão lançou o Cordel de Trânsito, escrito pela atriz e cordelista Raíssa Xavier. No cordel, ela fala sobre ações educativas e a estrutura da superintendência.
Durante junho, o Departamento de Educação para o Trânsito vai idealizar um concurso nas escolas para incentivar a prática de escrita voltado ao trânsito.
A iniciativa teve o apoio financeiro da Oops Telecom, empresa amiga do trânsito.