Seminário de Grãos incentiva técnicas que diminuem custo e aumentam renda dos produtores rurais
O Seminário Estadual de Grãos, em sua 6ª edição, sendo a primeira no interior do estado, superou as expectativas. Previsto para receber 120 participantes, entre produtores rurais, técnicos ligados à área de produção de grãos, pesquisadores e estudantes, o Seminário ultrapassou a meta, visto que 170 pessoas compareceram ao teatro do Sesc na última quarta-feira (13).
“Todo mundo ressaltou a qualidade técnica dos palestrantes, o que nos deixa empolgados, já que o nosso apelo, com o Seminário, é que seja usado, na agricultura, menos veneno e mais controle natural, e os profissionais que passaram pelo evento captaram a mensagem e saíram conscientes do seu papel”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Hibernon Cavalcante. “Outros grandes eventos desse porte estão por vir”, completou.
A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Christiane Abreu de Oliveira Paiva, uma das palestrantes mais aguardadas do Seminário, incentivou o uso de produtos a base de bactérias do bem, que não agridem o meio ambiente e melhoram a eficiência de absorção do fertilizante.
“Nosso objetivo é que o produtor diminua o seu custo de produção e ganhe produtividade utilizando um produto sustentável, como o BiomaPhos, o primeiro inoculante nacional para fósforo, lançado em 2019 pela Empraba e a empresa Bioma.
Rodrigo Moreira, técnico agrícola do município de Arapiraca, elogiou as técnicas de plantio apresentadas e ressaltou que diminuindo o custo da produção, não só ganha o produtor como o consumidor final.
Todos os participantes aguardam para junho a palestra do Eder Martins. Na oportunidade ele vai falar sobre remineralizadores, a exemplo do pó de rocha.
A realização do Seminário Estadual de Grãos só foi possível graças a parceria entre Prefeitura de Arapiraca, Sebrae e Pedreira Triunfo.