Secretarias apresentam projetos de inovação e sustentabilidade em Arapiraca
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)
Seis dias depois da primeira reunião de alinhamento para o processo de transformação digital de todos os serviços públicos, secretários e secretárias municipais estiveram reunidos, no final da tarde desta terça-feira (12), para apresentar ao prefeito Luciano Barbosa os projetos de inovação e sustentabilidade social e econômica na Capital do Agreste.
A iniciativa é uma nova etapa para implantação do projeto Cidade Inteligente, que está sendo coordenado pela gestora de Projetos, Laura Souza, em parceria com o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca.
O projeto Cidade Inteligente prevê a utilização das tecnologias da informação e da comunicação para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos arapiraquenses, por meio de políticas públicas cada vez mais eficientes.
Todo o processo de implantação do projeto está ocorrendo através do Colab, que é um instrumento e uma ferramenta de tecnologia, disponibilizada em canal virtual (website e aplicativo para smartphones), para dar à população o poder de colaborar com questões do setor público e a participação em tomadas de decisões, aproximando cada vez mais a gestão e tornando mais ágil e eficiente o atendimento à população.
As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e as secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural apresentaram as ações desenvolvidas desde janeiro do ano passado, bem como os projetos de inovação e sustentabilidade a serem adotados ainda este ano.
Geração de emprego e renda
Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, elencou os resultados do trabalho de inserção social através da inclusão digital, para permitir o acesso aos computadores e equipamentos de tecnologia com o entendimento do cidadão para uso, ou seja, chamado letramento digital.
Também foram apresentados aspectos obtidos pela transformação digital, a exemplo da oferta de serviços públicos que estão sendo oferecidos online , a exemplo dos alvarás de localização e de funcionamento, liberação de eventos e de espaços para comercialização.
Rosa Lira citou ainda o resultado obtido pela Casa do Empreendedor, a primeira do Nordeste nos atendimentos para empresas, bem como o resultado da ação de reordenamento do uso dos postes pelas provedoras de internet, o que suscitou na discussão no setor para o início da elaboração do Marco Legal de Arapiraca.
Plano Cicloviário
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Josenildo Souza mostrou ao grupo de secretários e secretárias as ações desenvolvidas pelo órgão, enquanto a engenheira municipal de Trânsito, Olga Mendes, apresentou na reunião o Plano Cicloviário de Arapiraca, que tem como propósito principal a oferta de maior e melhor mobilidade urbana com segurança para os moradores e visitantes.
Por sua vez, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, falou da inovação com os estudos para transformação de pó de rocha em substituição aos fertilizantes, além da realização dos seminários de grãos e de incentivo ao cultivo, produção e comercialização de camarão, entre outros projetos de apoio técnico ao homem do campo, a exemplo do pequeno e médio produtor rural de Arapiraca.
De acordo com o cronograma elaborado pela Gestão Municipal de Projetos, na próxima reunião, será a vez das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social apresentarem seus projetos de inovação, dentro do processo de transformação digital de todos os serviços públicos.
Autor: Davi Salsa