5 de abril de 2022

Mobilidade urbana: SMTT intensifica fiscalização de circulação de veículos pesados na zona de restrição

Desde o início deste ano, o tráfego de Veículos Urbanos de Carga tem novas regras de circulação no município de Arapiraca. A medida, já adotada nas principais cidades do mundo, visa dar maior fluidez ao tráfego, especialmente na Zona de Máxima Restrição de Circulação.

Nesta segunda-feira (4), a fiscalização foi intensificada durante todo o perímetro que compreende a área limitada. Uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve nos principais pontos averiguando o cumprimento do decreto. A medida vai provocar grande impacto no trânsito arapiraquense já que um caminhão – parado ou em movimento – em média, 50 metros quadrados de área e um VUC 25 metros quadrados, enquanto que o veículo de passeio ocupa somente 15 metros quadrados.

Na ocasião, oito motoristas de veículos estacionados irregularmente e fora do horário foram abordados na Rua Antonio Silva Sobrinho. Já na Praça José Bernardino dos Santos, no Centro, mais conhecida como Praça do Abacaxi, foram flagrados três veículos irregulares. Os condutores foram autuados e orientados à prática regular.
As equipes também estiveram na Rua do Sol e nenhuma infração relacionada as restrições de veículos pesados foi encontrada, sendo considerado um avanço devido ao número de reclamações diárias da região.

Para o superintendente do órgão, Josenildo Souza, a fiscalização é muito importante para manter o fluxo nas vias e o cumprimento do decreto. “Vamos intensificar ainda mais a fiscalização do decreto para que a população tenha bons resultados no trânsito. Os motoristas infratores estarão sujeitos a penalidade, conforme já informado no período educativo. Pedimos a colaboração de todos para que possamos colher bons frutos como a redução de acidentes e um melhor fluxo nas vias”, destacou o superintendente.

Durante mais de três meses, equipes dos departamentos de educação, infraestrutura, transporte, fiscalização e comunicação estiveram nas ruas conversando com empresários e a população, além de entregar panfletos explicativos sobre a mudança do trânsito.

Desde outubro, faixas aéreas foram colocadas nas ruas, informando à população e aos comerciantes locais o conteúdo do decreto, além de ciclo de debates, reuniões, informações através dos veículos de comunicação local e instalação de sinalização horizontal e vertical.
Decreto

O decreto Nº 2.708 restringe e disciplina o tráfego de veículos pesados para descarregar mercadorias na região central da cidade. Com ele, os caminhões ficarão impedidos de circular por algumas vias da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 19h e, aos sábados, a restrição será das 7h às 14h, exceto feriados.

Clique aqui e confira o decreto completo.
Clique aqui e confira a portaria completa.

Portaria

Fica estabelecida a Autorização Especial de Trânsito de Caminhões (AETC): A AETC será analisada por uma comissão formada por três servidores efetivos da SMTT/Arapiraca através da análise do requerimento de AETC, desde que observados os requisitos estabelecidos nesta Portaria e terá validade máxima de 30 (trinta) dias a partir da data de permissão.

O termo pode ser solicitado no link abaixo:
https://forms.gle/t7QP38CWUGfna7r58

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *