Festival arapiraquense destaca produção artística da juventude do interior
Pensando na divulgação das produções artísticas dos jovens que vivem no agreste alagoano, Arapiraca vai receber o primeiro Festival de Arte Jovem do Interior Samsara, que visa garantir representatividade em Arapiraca e acontece neste próximo sábado (23), no Música Boa Bar, antigo Vinil Coffee Bar.
O Festival é idealizado pela jovem artista Lara Araújo e realizado pela Cabocla Produções, com apoio do Música Boa Bar, Universidade Estadual de Alagoas Campus I, Aloha Beer Café Bar e Tecendo a Crítica. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura Lazer e Juventude, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Para o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Welligton Magalhães, eventos como o festival priorizam os artistas locais e incentivam os jovens à cultura. “Temos realizado e investido em diversos eventos que valorizam os artistas da terra e resgatam a nossa cultura. Os contemplados na Lei Aldir Blanc têm feito um belíssimo trabalho”, disse o secretário.
Segundo a idealizadora do projeto, Lara Araújo, o nome do festival é alinhado com a proposta do mesmo. “Samsara, com origem na filosofia oriental, tem como princípio um fluxo de mutações e os ciclos que definem a vida. É a abundância de viver por inteiro no mundo, todas suas experiências terrenas e influências de geração a geração. E, nesse girar da roda da vida, estamos todos conectados”, refletiu.
O evento tem como intuito divulgar novos artistas do interior de Alagoas, contribuindo para que o fluxo gire na roda das artes do Estado. Com artistas entre 14 e 22 anos, o evento propõe dar voz e espaço para quem está começando sua trajetória nas artes. A programação conta com mais de 40 artistas confirmados, indo desde sarau de poesias, exposições de artes plásticas e visuais, roda de conversa, até apresentações musicais e de dança.