Arapiraca convoca população para o combate ao Aedes Aegypti
Muitas cidades do Sul e Sudeste brasileiro já têm registrado aumento no número de casos das chamadas arboviroeses – Dengue, Zika e Chikungunya. Atenta a isso, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca toda a população a se manter atenta aos cuidados para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.
De acordo com o coordenador de Arboviroses, Júnior Saad, até o momento o número de casos confirmados de dengue está sob controle, mas reforça que cada morador precisa fazer sua parte, tendo em vista as chuvas que comumente atingem Arapiraca neste período.
“É importante lembrar que de cada 10 criadouros do mosquito, oito surgem nas residências, principalmente nos quintais. Então, a participação de todos nessa luta é muito importante. Dengue e as demais arboviroses são doenças sérias e que podem ser evitadas”, explicou o coordenador.
Lembre-se! O combate ao mosquito da dengue se faz principalmente com limpeza e eliminação de água parada. Todo cidadão arapiraquense deve:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;
- Prestar atenção no lixo e não os deixar expostos.
- Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
- Limpar caixas d’água e calhas.
Autor: Erick Balbino