Arapiraca contribui com publicação nacional para a infância e adolescência
Manual de Orientação para Elaboração e Revisão do Plano Municipal para a Infância e a Adolescência é uma iniciativa da Fundação Abrinq
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
A gestora municipal de Projetos da Prefeitura de Arapiraca, a professora Laura Souza, atuou como consultora técnica da Fundação Abrinq na elaboração do Manual de Orientação para Elaboração e Revisão do Plano Municipal para a Infância e a Adolescência.
Publicação para todo o território nacional, o periódico é uma proposta metodológica que conta com apoio do Programa de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia para valorizar a ampla participação da sociedade, a articulação e a intersetorialidade entre os diferentes atores que compõem o sistema de garantia de direitos.
Lançado recentemente, o manual também traz orientações acerca de aspectos práticos de processos de planejamento, além da contextualização e a relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as diretrizes de elaboração dos Planos Municipais para a Infância e a Adolescência (PMIAs).
O PMIA é um documento de planejamento que identifica os problemas locais que mais afetam a vida das crianças e dos adolescentes no município e aponta objetivos, resultados, metas e estratégias para o enfrentamento dos desafios.
Segundo Laura Souza, o diferencial da quarta edição é a abordagem sobre a contextualização acerca da relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as diretrizes de elaboração dos Planos Municipais para a Infância e a Adolescência.
Autor: Davi Salsa