Arapiraca realiza 1º seminário sobre produção de Camarão para o Agreste de Alagoas
A Carcinicultura, práticas e manejos para o cultivo do camarão estão sendo debatidas por profissionais e estudantes, durante os dias 24 e 25 de março, no Teatro Hermeto Pascoal, no Serviço Social do Comércio (Sesc).
E nessa quarta-feira (23) foi realizada a abertura do I Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano, um evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Estiveram presentes durante a solenidade de abertura: representando o prefeito Luciano Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, o prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero, o de Coité do Nóia, Bueno Higino, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Clélio Sandoval, o diretor técnico do Sebrae, Vinicius Lajes, o representante da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Melquisedec de Oliveira, e o convidado da Associação de Produtores de Camarão de Arapiraca, Daniel Barbosa.
O evento tem como intuito mobilizar produtores, empresário, universidades e entes públicos para o fortalecimento da economia local e incentivo à prática produtiva de camarão na região.
“Fico bastante feliz de poder fazer em Arapiraca um evento de tamanha magnitude. Temos a certeza que um seminário como esse seria realizado tal qual em capitais brasileiras devido a importância dos participantes que aqui estão. Buscamos, com ele, desenvolver políticas de promoção e melhoria ao crédito para os produtores, assistência técnica que torne sustentável a produção, comércio do camarão do pequeno produtor e melhoria na qualidade de vida. Esse é o primeiro de muitos que virão por aí”, declarou o secretário Hibernon Cavalcante.
Na oportunidade, foi assinada a Ordem de Serviço referente a reforma e manutenção do prédio do Shopping Estrada, localizado nas proximidades do Povoado Poção, Zona Rural de Arapiraca.
Confira a programação completa:
24/03 – 8h – A contribuição da Secretaria de Aquicultura e Pesca (MAPA) para os setores da carcinicultura – Maurício Nogueira da Cruz Pessoa;
9h20 – Carcinicultura Brasileira: Situação atual de mercado e produção, desafios, avanços e perspectivas. Boas práticas de manejo e biossegurança – Célio Sandoval da Fonseca;
10h25 – A importância da qualidade da pós-larva para a performance da engorda – Ana Carolina Guerrelhas;
11h20 – Desafios de licenciamento ambiental da aquicultura no Estado de Alagoas – IMA Alagoas;
11h40 – Outorgas das águas para uso na carcinicultura alagoana – CEF Alagoas;
14h30 – Apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BNB Alagoas;
14h50 – Apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para a carcinicultura de Alagoas – CEF Alagoas;
15h10 – Apoio financeiro do Banco do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BB Alagoas.
25/03 – 8h30 – As ações do Sebrae em Apoio aos Pequenos, Micro e Médios aquicultores no Estado de Alagoas – Sebrae Alagoas;
9h30 – Apoio à pesquisa como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da carcinicultura – Ufal;
10h10 – Cultivo do camarão marinho na região Agreste alagoano – Iury Amorim;
10h40 – Ações da Prefeitura de Arapiraca para o desenvolvimento da carcinicultura em Arapiraca – Iamar Santos Pereira;
14h – Benefícios do uso de probióticos como ferramentas de boas práticas de manejo no cultivo de camarão – Célio Sandoval da Fonseca;
15h05 – A importância da composição química e dos minerais da água nos sistemas de cultivos intensivos – Luis Otávio Brito da Silva.
16h – Encerramento.